Aeronave chinesa Y-9 de recolha electrónica de informações em espaço aéreo do Japão


Japão 26 de Agosto de 2024

Aeronave de recolha electrónica de informações, Shaanxi Y-9 Z, do Exército de Libertação Popular da China, escoltada por aeronaves da Força Aérea do Japão após, na sequência de voo com padrão de vigilância na zona económica exclusiva japonesa a sudoeste das Ilhas Danjo, ter dado entrada em espaço aéreo territorial japonês, entre as 11:29 e 11:31 (hora local) de 26 de Agosto de 2024, precisamente na região oeste das Ilhas Danjo, parte do município de Gotō na região administrativa de Nagasaki, no Sudoeste do Japão.
As quatro aeronaves japonesas, dois F-2 (derivado do F-16) e dois F-15, descolaram em alerta "Alpha Scramble" (A-SCR) de alta prioridade, das bases do comando Oeste da Força Aérea do Japão (JASDF), a cerca de 250 km a Noroeste das Ilhas Danjo, conseguindo alcançá-las, à sua velocidade máxima, em cerca de 6 minutos de voo. O Y-9 chinês, que estará afecto à 26.ª Divisão Especializada, terá descolado da base aérea de Wuxi-Shuofang, 110 km a Oeste de Shangai e a cerca de 750 km das Ilhas Danjo, que, à sua velocidade de cruzeiro, consegue alcançar em menos de 90 minutos. Na cartografia anexa as linhas a vermelho representam o percurso da aeronave da Marinha da China, e as linhas a preto as águas territoriais do Japão.
Ao serviço da China desde 2012, o Y-9 Z é um quadrimotor a hélice, com um alcance operacional de 2 200 km e uma velocidade máxima de 660 km/h (em cruzeiro, 560 km/h) equipado com sensores e sistemas destinados à tarefa de ELINT ("Electronic Intelligence"), a recolha electrónica de informação. Este modelo tem sido referenciado com frequência no desenvolvimento de missões na região do estreito de Taiwan e no Mar da China Oriental, ao largo da costa oeste do Japão.
As Ilhas Danjo ("男女群島"), geo-referenciação 32.023913, 128.385194 , ref. https://maps.app.goo.gl/vGy3RRUJxSNGJJsu7, correspondem a um arquipélago de 5 ilhas, desabitadas, com uma superfície de 4,7 quilómetros quadrados e com uma elevação máxima de 281 metros, são uma reserva natural e monumento nacional do Japão.




Foto e cartografia via Ministério da Defesa do Japão


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA