Forças ucranianas atacam e destroem ponte de Glushkov visando romper parte da operação logística russa na região de Kursk


Glushkovo, Kursk, Federação Russa
16 de Agosto de 2024

Bombardeamento e destruição pelas Forças Armadas da Ucrânia da ponte de Glushkov ("Глушково"), geo-referenciação 51.35211920804748, 34.650714419617735 , ref. https://maps.app.goo.gl/or29EPqSiwhyRoa19 , sobre o rio Seym ("Сейм"), na região de Kursk ("Курская") , Federação Russa, a 16 de Agosto de 2024 cerca das 14:00 UTC.
Glushkovo dista cerca de 12 km da fronteira, a Sul, com a região ucraniana de Sumy. Foi a partir da região de Sumy que, a 6 de Agosto de 2024, se iniciou uma incursão ofensiva por forças mecanizadas Ucranianas sobre a região de Kursk na Federação Russa. Este ataque sobre a ponte de Glushkov visa romper parte da cadeia logística e de rotação e reforço das forças russas, afectas ao flanco esquerdo do avanço das forças ucranianas.
O vídeo desta acção permite observar um grupo anterior de 4 impactos perfurantes do tabuleiro (num padrão antes referenciado como de foguetes M31 projectados por plataforma HIMARS) e o impacto, com explosão alargada e destruição de tabuleiro, de uma carga projectada pela Força Aérea da Ucrânia, provavelmente da tipologia JDAM ("Joint Direct Attack Munition") ou HAMMER ("Highly Agile Modular Munition Extended Range"). Ambas estão referenciadas em uso pela Força Aérea da Ucrânia, respectivamente, desde meados de 2023 e início de 2024.





Vídeo via Comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk (Командувач Повітряних Сил Микола Олещук)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA