Legionários franceses em combate na fronteira entre o Mali e o Niger


Sahel
Junho de 2019

Militares do 2.º Regimento de Engenharia da Legião Estrangeira ("2ème Régiment Étranger de Génie", 2e REG) afectos ao "Grupo Táctico do Deserto" ("Groupement Tactique Désert"), "Edelweiss", das Forças Francesas no Sahel, em combate no decurso da Operação "Aconit", em Junho de 2019, região de Liptako, na fronteira entre o sudeste do Mali e o Niger. O 2e REG corresponde à força de engenharia de assalto da 27.ª Brigada de Infantaria de Montanha do Exército Francês, sendo um dos 11 regimentos da Legião Estrangeira ("Légion Étrangère").

Os legionários no solo estão aqui armados com espingardas automáticas Heckler & Koch HK416 5.56×45mm NATO, estando o militar em posição de joelho no chão equipado com óptica Schmidt & Bender 1-8x24 PM II ShortDot; e o militar em posição deitada com óptica EOTech HWS (holográfica) com ampliador. Na posição elevada na viatura táctica blidada ligeira Panhard VBL 4x4, o militar francês usa uma metralhadora média AANF-1 (AA-52) em calibre 7.62×51mm NATO.

A operação "Aconit" desenrolou-se na região da Floresta de Azambara, de 7 a 19 de Junho de 2019, envolvendo forças de França, Reino Unido, do Mali e do Niger num ataque de armas combinadas (compreendendo viaturas blindadas, helicópteros de transporte e de ataque, aviões de ataque e "drones" de ataque) contra as forças do movimento salafista-jihadista "Estado Islâmico do Grande Shara" então liderado por Adnan Abu Walid al-Sahrawi (1973-2021).

O "Groupement Tactique Désert - Edelweiss" (GTD Edelweiss) foi criado em 2019 e afecto à Operação "Barkhane" - lançada de forma continuada, desde 2014, pelas Forças Francesas no combate aos movimentos extremistas islâmicos da região do Sahel ("ساحل"), em particular no Mali, Niger e Burkina Faso. A região do Sahel corresponde a uma faixa geográfica do continente africano, de 5 400 km entre o Oceano Atlântico, a Oeste, e o Mar Vermelho, a Leste, com uma extensão longitudinal variável, de algumas centenas de km até 1 000 km. Nela estão compreendidos territórios da Mauritânia, Senegal, Mali, Argélia, Burkina Faso, Níger, Nigéria, Chad, Sudão e Eritreia.

Foto via "Légion Étrangère"



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA