Apresentação de F-16 das Forças Armadas da Ucrânia
Ucrânia
4 de Agosto de 2024Já referenciados, por fontes abertas, no decurso da corrente semana em voo a baixa altitude sobre Lviv ("Львів"), no Oeste da Ucrânia, e sobre Odesa ("Одеса"), no Sudeste da Ucrânia, os F-16 das Forças Armadas da Ucrânia foram formalmente apresentados a 4 de Agosto de 2024 pelo Presidente Volodymyr Zelenskyy.
A apresentação teve lugar com 2 aeronaves em mostra estática (parcialmente cobertas com rede de camuflagem), expostas logo à retaguarda da posição onde o Presidente Volodymyr Zelenskyy discursou; e por mais 2 aeronaves sobrevoando o local - apresentando estas os números de cauda UA 80-3596 e UA 80-3599, parte do anterior inventário da Dinamarca.
Surgem aqui armados, cada um, com 2 mísseis ar-ar, AIM-9M "Sidewinder" (de curto alcance, guiados por infra-vermelho) e 2 mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM (de médio alcance, guiados por radar) e equipados com a plataforma de auto-protecção PIDS+/ECIPS+ da dinamarquesa Terma (sob a asa, ao lado dos depósitos suplementares de combustível), que visam detectar a atenuar as ameaças de mísseis inimigos.
Os F-16 cedidos à Ucrânia resultam da iniciativa "Air Force Capability Coalition" (AFCC), "Coligação para Capacidade da Força Aérea", composta por 16 nações, com aeronaves cedidas pelos membros Holanda, Dinamarca e Noruega. A AFCC garante ainda a formação de pilotos e equipas de suporte, bem como transmissão de competências de capacitação militar e técnica.
Foto por Valentyn Ogirenko | Reuters
Comentários