Aeronaves "Canadair" a operar da Ilha do Porto Santo em combate a incêndio na região central da Ilha da Madeira


Região Autónoma da Madeira, Portugal
22 de Agosto de 2024

Aeronave anfíbia Canadair CL-215T (43-24), da Força Aérea de Espanha, sob a égide do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia), a receber reabastecimento de água, no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3) da Força Aérea Portuguesa (FAP), na Ilha do Porto Santo, a 22 de Agosto de 2024. Esta pista dista cerca de 70 km do Curral das Freiras, na região central da Ilha da Madeira, uma distância, em velocidade de cruzeiro, percorrida em cerca de 14 minutos.
O reabastecimento de água é aqui feito a partir de mangueira alimentada por uma viatura ARFF ("Aircraft Rescue and Firefighting") Oshkosh Striker 6x6, modelo 3000, com uma capacidade de armazenamento de 11 356 litros (3 000 galões). A sua bomba de água, Waterous CRQB, tem uma capacidade de até 7 570 litros por minuto (2 000 galões por minuto), pelo que o reabastecimento dos 5 450 litros de capacidade do Canadair CL-215T decorre de forma muito rápida, em torno dos 3 minutos (com procedimentos seguros e preparação).
Solicitada pela República Portuguesa a activação do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia, foram destacados, a partir da Base Aérea de Málaga, no Sul de Espanha, dois UD.13 Canadair CL-215T (43-24 e 43-26), do 43.º Grupo da Força Aérea Espanhola, que percorreram 1 300 km em cerca de 4 horas e 15 minutos, até aterrarem em Porto Santo, a 21 de Agosto de 2024. Foram acompanhados neste destacamento por uma aeronave T.21 Casa C-295M (35-07), da Ala 35 da Força Aérea Espanhola, transportando o demais pessoal de apoio, num efectivo de 3 dezenas de elementos. O Reino de Espanha conta com 10 unidades Canadair CL-215T e 4 unidades Bombardier CL-415 ao serviço da sua Força Aérea, alocadas ao seu 43.º Grupo, sediado na Base de Torrejón de Ardoz (Madrid).
O Canadair CL-215T é um bimotor anfíbio, de combate a incêndios, com 125 unidades produzidas entre 1969 e 1990, com um comprimento de 19,82 metros e uma envergadura de asa de 28,6 metros. Com um peso em vazio de 12,1 toneladas e um peso máximo à descolagem de 19,7 toneladas em terra e 17,7 toneladas sobre a água, é propulsionado por 2 motores Pratt & Whitney, turbo-hélice, que lhe permitem sustentar uma velocidade de cruzeiro de 291 km/h com um alcance operacional de 2 094 km. Tem uma capacidade de receber até 5 450 litros de água ou calda retardante (mistura solúvel de substâncias químicas utilizadas para reduzir a velocidade de propagação de um incêndio). Reabastecimento de água a CL-215T na Ilha do Porto-Santo - Foto por Neide Paixão





CL-215T em operação de largada de água na Ilha da Madeira - Foto por Hélder Santos

ARFF Oshkosh Striker 6x6, modelo 3000, AM3, Porto Santo. Foto via Força Aérea de Espanha. 22Ago2024


À esquerda, na foto,
ARFF Oshkosh Striker 6x6, modelo 3000, AM3, Porto Santo. 22Ago2024. Foto por Neide Paixão

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