Fragata "D. Francisco de Almeida" da Marinha Portuguesa nas águas da Islândia
Islândia
26 de Agosto de 2024Fragata NRP "D. Francisco de Almeida", número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a operar sob a égide NATO, "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), no decurso do exercício "Northern Viking" nas águas em redor da Islândia, no Atlântico Norte, a 26 de Agosto de 2024.
Há cerca de 1 semana este grupo naval aportou a Reykjavik, capital da Islândia, onde chegaram após passagem pelo porto de Liverpool, na costa oeste da Grã-Bretanha, e com a realização de acções de patrulha e vigilância no Atlântico Norte - no dito "GIUK Gap" (acrónimo resultante de "Greenlad-Iceland-UnitedKingdom", GIUK, correspondente ao espaço ("gap") de navegação entre a Gronelândia, a Islândia e o Reino Unido). Na foto, em segundo plano, à esquerda, podemos observar, integrando o mesmo grupo naval, o navio-reabastecedor "Rhön" (A1443) da classe homónima na Marinha Alemã.
O exercício internacional "Northern Viking", a decorrer de 26 de Agosto a 3 de Setembro de 2024 na Islândia e em redor dela, tem como objectivos treinar rotinas e missões de protecção e resposta anti-sabotagem de infraestruturas nacionais críticas, garantir a segurança de rotas marítimas bem como garantir competências de busca e salvamento.
Trata-se de um exercício realizado desde 1982, nascendo e alargando-se a partir dos fundamentos do acordo bilateral de defesa entre a Islândia e os Estados Unidos, assinado em 1951. Na edição de 2024, participam neste exercício, forças da Islândia, dos Estados Unidos, da Dinamarca, da França, da Holanda, da Noruega, da Polónia, de Portugal e da Alemanha.
A Islândia é um estado soberano desde 17 de Junho de 1944 e um dos 12 estados fundadores da NATO desde 1949. Tem uma população actual com cerca de 387 mil habitantes, não possuindo forças armadas. Conta com meios e efectivos de guarda costeira, forças policiais e de protecção civil. A sua força policial conta com uma sub-unidade especializada, "Víkingasveitin" ("Esquadrão Viking"), com as competências de protecção de individualidades, resposta armada, resgate de reféns e combate anti-terrorismo.
A NRP "D. Francisco de Almeida" largou da Base Naval de Lisboa a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o SNMG1. Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Grã-Bretanha e Islândia, estará de regresso a Lisboa a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").
Foto via SNMG1
Comentários