Carro de combate T-72 B3 modernizado em operação na região de Kursk


Sudzhansky, Kursk, Federação Russa
8 de Agosto de 2024

Carro de combate T-72 B3 (mod 2016), com equipamento frontal-lateral de remoção de barreiras e protecção superior, camuflada, para mitigar efeitos de possíveis ataques por "drones", afecto ao Grupo "Norte" do Exército da Federação Russa, em estrada do município de Sudzha ("Суджа"), na região de Kursk ("Курская"), Federação Russa, a cerca de 10 km da fronteira, a Sudoeste, com a Ucrânia, na região de Sumy ("Суми"), a partir da qual se iniciou uma incursão ofensiva por forças mecanizadas Ucranianas a 6 de Agosto de 2024.


Esta variante B3 mod 2016 do carro de combate T-72, com 45 toneladas, corresponde a um "upgrade" da série T-72 B, compreendendo o sistema de mira multicanal "Sosna-U" para o apontador (com imagem térmica), nova plataforma de rádio VHF, plataforma de carregamento melhorada, peça 2A46-M (125 mm/L48), com suporte para novas tipologias de munição. Está equipado com blindagem reactiva "Kontakt-5", a mesma que equipa os carros de combate T-90 e T-80U, bem como "Relkit" para o conjunto de protecções laterais e da parte lateral-posterior da torre. Conta ainda, nas secções posteriores e na retaguarda, com protecção de grelhas para deflagração prematura de projécteis anti-carro.

Trata-se de uma modernização que entrou ao serviço em 2017, tem uma tripulação de 3 elementos, e pode disparar mísseis 9M119 Svir e 9M119M Refleks (AT-11 Sniper na designação NATO) da mesma forma que munições standard, a partir da sua peça de alma-lisa de 125 mm. Transporta 45 munições (22 das quais no carregador automático).

Foto por Anatoliy Zhdanov (Jornal "Kommersant", "Коммерсантъ", Federação Russa)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA