"Puma" S1 dos "Panzergrenadiers" alemães em treino táctico a Baviera


Regen, Baviera, Alemanha
12 de Junho de 2024


Viatura blindada "Puma" do 112.º Batalhão de "Panzergrenadiers" ("Panzergrenadierbataillon 112") do Exército Alemão em treinos tácticos em Regen, Baviera, no Sudeste da Alemanha, a 12 de Junho de 2024. Apresenta-se aqui na versão S1, na evolução mais recente das Forças Alemãs para o contexto do destacamento de 2023 na "Força Tarefa Conjunta de Muito Alto Nível de Resposta" ("Very High Readiness Joint Task Force", VJTF) da NATO. Esta Força foi constituída na cimeira de Gales da NATO, em Setembro de 2014.

O "Puma" S1 está armado com canhão automático de 30 mm, Rheinmetall MK 30-2/ABM, com 200 munições (e 200 adicionais armazenadas no chassis), metralhadora HK MG5 em calibre 7.62×51mm NATO com 1 000 munições (e 1 000 adicionais armazenadas no chassis) e, na lateral esquerda da torre, com lança mísseis guiados anti-carro Spike lR (MELLS), com capacidade para 2 mísseis. Na secção lateral anterior da torre podemos observar o MUSS ("Multifunktionales Selbstschutz-System", "Sistema de Auto-Protecção Multi-Propósito") que, com sensores autónomos, projecta cargas de fumo (4 lançadores em cada lateral) e de interferência com sistemas de infra-vermelho. É possível observar, na parte superior da cobertura, a aplicação das placas de protecção "Igelpanzerung" ("Blindagem de Ouriço") que se destinam a mitigar o efeito de munições que visam tal secção (tipicamente "clusters" ou "drones").

É uma viatura blindada de combate de infantaria, de 32,5 toneladas, com uma guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro), podendo transportar até 6 militares equipados. Com uma velocidade máxima de 70 km/h, tem um alcance operacional de 600 km. Na sua versão original está ao serviço das Forças Alemãs desde 2015, tendo sido produzidas 350 unidades.

Foto por Marco Dorow | Forças Armadas Alemãs ("Bundeswehr") 




Emblema do 112.º Batalhão de "Panzergrenadiers" ("Panzergrenadierbataillon 112") do Exército Alemão.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA