"Royal Marines" britânicos treinam em contexto árctico no Norte da Noruega


Moen, Noruega 
9 de Fevereiro de 2026

Militares do 40 e 45 Commando dos "Royal Marines" da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy") treinam, em contexto árctico, com morteiro L16 de 81mm sobre plataforma BvS 10 "Viking", a 9 de Fevereiro de 2026, na região montanhosa de Moen, Troms, no Norte da Noruega.
Estão aqui em uso munições L41 de alto explosivo de fragmentação, produzidas pela BAE Systems, com uma massa de 4,2 kg (contendo 0,9 kg de RDX/TNT) com um alcance de 5 675 metros e um raio de dispersão de fragmentos até 550 metros. O BvS10 nesta configuração de porta-morteiro pode transportar até 8 dezenas de munições.
A BvS-10 ("Bandvagn Skyddad 10") é uma viatura blindada articulada anfíbia, de lagartas, produzida pela sueca BAE Systems Land Systems Hägglunds (subsidiária da britânica BAE Systems plc). É composta por uma primeira secção, de 5 toneladas, com um guarnição de 4 elementos, e por uma segunda secção, de 3 toneladas, com um comprimento total de conjunto de 8 metros, e com uma largura de 2,45 metros. A segunda secção pode apresentar diferentes configurações modulares compreendendo transporte de tropas (capacidade para 8 elementos), porta-morteiro, comando e controlo, logística e ambulância. Está equipada com 2 grupos frontais de lançadores de granadas de fumo, de 4 tubos cada, e podendo estar armada ao topo com uma metralhadora média ou pesada ou um lançador de granadas automático de 40mm. É propulsionada por um motor diesel, turbo-comprimido, de 6 cilindros, 6.7L, Cummins, que lhe permite uma velocidade máxima de 65 km/h e um alcance de 350km. Pode operar até temperaturas de -46 °C.





Fotos por Hutchins | UK MOD © Crown 2026


Comentários