Especialistas ucranianos de sistemas não tripulados em exercício NATO na Estónia com ataque a forças mecanizadas


Estónia 
Maio de 2025

Um destacamento de uma dezena de especialistas ucranianos, no decurso do exercício NATO "Hedgehog 2025", em Maio de 2025, na Estónia, operando a plataforma ucraniana "DELTA", de "Battlefield Management System" (BMS), simularam, no contexto criado de um avanço de uma força de assalto mecanizado com elementos britânicos e estonianos, as acções de reconhecimento, identificação e ataque de objectivos - levando a que, numa janela de cerca de 12 horas, 17 viaturas blindadas ficassem inoperacionais e mais de 30 outros objectivos fossem atacados. Um batalhão mecanizado opera tipicamente um efectivo em torno de três a cinco dezenas de viaturas, tendo estado envolvidos neste cenário o equivalente a dois batalhões.
Os elementos ucranianos destacados para este exercício na Estónia compreenderam militares da 412.ª Brigada "Nemesis" de Sistemas Não Tripulados (A4919), da 427.ª Brigada "Rarog" de Sistemas Não Tripulados (A5067), da Legião Internacional (A3449) dos Serviços de Informações da Ucrânia e especialistas da plataforma DELTA.
O "DELTA" ("Дельта"), com o seu desenvolvimento original a cargo do colectivo ucraniano Aerorozvidka ("Аеророзвідка"), literalmente "Reconhecimento Aéreo", a remontar a 2015, então no segundo ano da Guerra do Donbas e após o final da segunda batalha do Aeroporto de Donetsk, é actualmente detido, mantido e desenvolvido pelo Ministério da Defesa da Ucrânia ("Міністерства оборони України") através do seu Centro para a Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias de Defesa ("Центром інновацій та розвитку оборонних технологій").
Compreende a recolha, agregação, processamento e apresentação "online" (georreferenciada e sobre cartografia digital com ortofotomapas) de informação recolhida sobre o dispositivo (próprio e inimigo) no Teatro de Operações (e a sua evolução), permitindo, de forma transparente, a alocação de meios (como sejam "drones" de ataque ou meios humanos ou mecanizados sobre o terreno) e a condução e acompanhamento destes em diferentes acções (de ataque ou de vigilância e patrulha).
Com a participação de 16 000 militares de 12 países, o "Hedgehog" ("Ouriço"; "Siil" em estoniano), dirigido pelo Major-General Vahur Karus das Forças Estonianas, iniciou-se na Estónia a 5 de Maio de 2025 e decorreu até 23 de Maio de 2025. A fase de acções de campo decorreu de 13 a 16 de Maio de 2025, com exercícios de fogos-reais de 19 a 23 de Maio de 2025. A Estónia, dos três Estados Bálticos o que se localiza mais a Norte, tem uma fronteira de 338 km com a Federação Russa distando, no seu ponto mais próximo, cerca de 135 km do centro de São Petersburgo, a segunda maior cidade Russa.







Vídeo via 412.ª Brigada "Nemesis" de Sistemas Não-Tripulados (A4919). Fotos de referência da plataforma "DELTA" via Ministério da Defesa da Ucrânia


Comentários