Militares de Infantaria Mecanizada da Letónia treinam em contexto de Inverno


Ādaži, Letónia
Fevereiro de 2026

Militar da Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército da Letónia ("Sauszemes spēku Mehanizētā kājnieku brigāde") treina em contexto de neve e bosque, na região de Ādaži, no decurso da primeira semana de Fevereiro de 2026. O militar letão, equipado com luvas tácticas M-Pact da Mechanix Wear, está aqui armado com espingarda automática Heckler & Koch G-36 (KV), em calibre 5.56×45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint PRO ("Patrol Rifle Optic").
A Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército da Letónia, comandada actualmente pelo (OF-5) Coronel Igor Kļaviņš, está sediada em Kadaga, na região de Ādaži, a cerca de 20 km do centro da capital letã, Riga, e a cerca de 200 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa. Ādaži compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja.
A Letónia, um Estado membro da NATO desde 29 de Março de 2004 e da União Europeia desde 1 de Maio de 2004, com 64.589 quilómetros quadrados (cerca de três quartos da superfície de Portugal continental) e uma população de cerca de 1,85 milhões de habitantes, partilha uma fronteira terrestre de 283 km a Leste com a Federação Russa.
Foto por N. Doroblaj via Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército da Letónia ("Sauszemes spēku Mehanizētā kājnieku brigāde")

Comentários