Força de Para-Comandos do Bangladesh em treino com Paraquedistas Portugueses na RCA


República Centro-Africana (RCA) 
Fevereiro de 2026

Treino táctico de militares de um destacamento da Brigada de Para-Comandos do Exército do Bangladesh, em contexto de simulação de recuperação após emboscada de estrada, na República Centro-Africana (RCA), sob a égide da MINUSCA, Fevereiro de 2026, em interoperabilidade com a 18.ª Força Nacional Destacada (FND) das Forças Armadas Portuguesas, composta por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português.
Podemos observar, à esquerda na foto, uma das viaturas tácticas-ligeiras blindadas 4x4 Otokar Cobra, de origem turca, deste destacamento do Bangladesh, armada com metralhadora pesada DShKM, de origem soviética, em calibre 12,7x108mm, ao topo do chassis, e equipada com 4 tubos lança-granadas de fumo. À direita, em segundo plano na foto, está uma das viaturas tácticas-ligeiras blindadas 4x4 URO VAMTAC ST5 da força portuguesa.
O militar de pé, à esquerda na foto, está armado com espingarda automática Type 56, em calibre 7,62x39mm, de origem chinesa produzida sob licença no Bangladesh pelas BOF ("Bangladesh Ordnance Factories"); e, em coldre na lateral da coxa, com pistola BOF Type 92, produção local da CF98 de origem chinesa, em calibre 9x19mm Parabellum. O militar de pé, mais à direita na foto, está armado com metralhadora RPD, de origem soviética, com contentor de tambor de 100 munições em fita, em calibre 7,62x39mm.
A Brigada de Para-Comandos ("প্যারা কমান্ডো ব্রিগেড") do Exército Bangladesh, alcunhados de "Chitas", formada em 2016 e actualmente comandada pelo Brigadeiro-General M.M. Imrul Hasan, é uma unidade de forças especiais, sendo composta por dois batalhões (um primeiro aquando da sua fundação e um segundo desde 2019). As suas origens remontam a 1992, aquando da formação do 1.º Batalhão de Para-Comandos.
A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) é uma operação de manutenção da paz da ONU estabelecida em 10 de Abril de 2014 e operacional desde 15 de Setembro de 2014. A actual Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe da Missão é a ruandesa Valentine Rugwabiza em funções desde 23 de Fevereiro de 2022. O actual comandante das forças militares da MINUSCA, com um efectivo de 14 mil elementos, é o Tenente‑General zambiano Humphrey Nyone, nomeado pelo Secretário‑Geral das Nações Unidas a 15 de Maio de 2023.
Foto via EMGFA de Portugal

Comentários