"Infantería de Marina" de Espanha treina na neve da Roménia com sistema de morteiro sobre viatura 4x4 ST5
Cincu, Roménia
Janeiro de 2026Treino com plataforma Dual EIMOS, de morteiro de 81 mm integrado sobre viatura blindada 4x4 VAMTAC ST5, por militares da "Infantería de Marina" das Forças Armadas de Espanha na Roménia, em Janeiro de 2026, no decurso do exercício "Eagle Fire" na Área de Treino Militar de Cincu, na região de Brașov, na Transilvânia, a cerca de 200 km da fronteira a Norte com a Ucrânia.
O EIMOS, acrónimo de "Expal Integrated MOrtar System", foi desenvolvido em inícios da década de 2010 pela espanhola EXPAL (Ex-Explosivos Alaveses), actualmente, e desde 2023, Rheinmetall Expal Munitions S.A.U. A evolução "Dual", de iníco da década de 2020, incorpora capacidade de rotação de 360 graus, orientação e controlo de tiro automatizado (podendo operar mesmo em contexto de supressão de GPS, com apoio inercial), e com um desempenho orientado ao perfil operacional de "Shoot & Scoot" (de disparo rápido e abandono da posição de tiro). Alcança o primeiro disparo em 10 a 30 segundos após imobilizada a viatura, não carecendo de estabilização adicional da mesma, podendo sustentar uma cadência até aos 15 disparos por minuto, com um alcance de 6 900 metros. A viatura permite transportar, nesta configuração, até 52 munições. O termo "Dual" designa a capacidade da plataforma operar em contexto terrestre e anfíbio (certificada para o contexto de desembarque com vau profundo, até 1,5 metros, e com cobertura anti-corrosão). A primeira unidade deste sistema destinada à "Infantería de Marina" do Reino de Espanha, após execução de programa de testes e validações de campo, foi entregue em finais de 2021.
Estes militares, comandados pelo (OF-3) Capitão-tenente Manuel de Castro Martín, fazem parte de um destacamento de cerca de duas centenas de elementos da "Brigada de Infantería de Marina - Tercio de Armada" (BRIMAR-TEAR), projectados na Roménia como "Fuerza de Infantería de Marina" (FIMAR), actualmente na sua terceira rotação (RIII) afecta, desde finais de Dezembro de 2025, à força NATO constituída como Grupo de Batalha Multinacional Roménia ("Multinational Battle Group Romania", MN BG ROM). A FIMAR RIII é composta maioritariamente a partir de militares da 2.ª Companhia do 1.º Batalhão de Desembarque ("Primer Batallón de Desembarco", BD-I) da BRIMAR-TEAR.
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Roménia é comandado actualmente pelo (OF-5) Coronel Thierry Denechaud, do Exército Francês ("Armée de Terre").
Foto via "Estado Mayor de la Defensa" (EMAD) de Espanha

Comentários