Treino de militar russo com "Dragunov" na frente leste da Ucrânia
Lyman, Ucrânia
24 de Dezembro de 2024
Militar afecto às Forças Russas, em acção de treino na região da linha da frente de Lyman ("Лиман"), no Leste da Ucrânia, a 24 de Dezembro de 2024. Está armado com espingarda semi-automática de precisão SVD "Dragunov", calibre 7.62×54mmR, equipada com óptica compacta com visão nocturna, PN ("Pritsel Nochnoy", "Прицел Ночной", ПН), da russa NPZ ("Novosibirskij Priborostroitel'nyj Zavod", "Новосибирский приборостроительный завод", Нпз), bipé e supressor de som.
No ombro direito podemos observar o emblema das Informações Militares ("ВОЕННАЯ РАЗВЕДКА") das Forças Armadas da Federação Russa (ВС РФ, "Вооружённые Силы Российской Федерации"), com o característico símbolo do morcego. As forças afectas às informações militares russas compreendem sub-unidades com atribuições que compreendem desde a recolha de informações e reconhecimento, à sabotagem e acções de apoio a unidades de assalto. Nas fotos aqui referenciadas operam em acção combinada com uma equipa de "drones" de ataque.
A SVD, acrónimo de "Snayperskaya Vintovka Dragunova" ("снайперская винтовка Драгунова", СВД), literalmente "Espingarda de Sniper Dragunov", foi desenhada de 1958 a 1963 por Yevgeny Dragunov, tendo iniciado a sua produção na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1963. Em calibre 7.62×54mmR, de acção semi-automática, com uma massa em redor dos 4.5 kg, com carregador de 10 munições, projecta as suas munições a uma velocidade inicial a cerca de 810 m/s, com um alcance efectivo de 800 metros. Foram produzidas versões actualizadas, nas décadas de 1990 (SVDS) e de 2010 (SVDM).
Fotos por Stanislav Krasilnikov | RIA Novosti
Comentários