Helicópteros CH-53 da Força Aérea de Israel transportam reféns libertadas pelo Hamas
Centro Médico Sheba, Ramat Gan, Tel-Aviv, Israel
19 de Janeiro de 2025
O Esquadrão 118 (alcunhados de "Night Birds" e "Nocturnal Birds of Prey") da Força Aérea de Israel destacou 2 dos seus helicópteros CH-53A "Yasu'ur" (906 e 030) para a operação "Wings of Freedom" ("Asas de Liberdade"), de protecção, apoio e transporte das 3 reféns libertadas, a 19 de Janeiro de 2025, pelas Brigadas de al-Qassam ("كتائب القسام"), o braço armado do Hamas ("حماس").
As reféns foram libertadas, após 471 dias de cativeiro, pelas Brigadas de al-Qassam na Praça de Al-Saraya, em Al-Rimal, Gaza, e entregues à Cruz Vermelha que, numa viatura 4x4 Toyota Land-Cruiser (GXR), as transportou até a um ponto de encontro com uma unidade especial das Forças de Defesa de Israel que, por sua vez, as transportaria até à fronteira com Israel, que alcançariam pelas 17:56. Seguiram para uma "Instalação de Recepção Inicial" ("Initial Reception Facility"), na Base Militar de Re’im (Quartel General da "Divisão Gaza", a 143.ª Divisão do Exército de Israel), a cerca de 7 km da fronteira, geo-referenciação 31.36378396548996, 34.446847282310124 , ref. https://maps.app.goo.gl/ZhTcKCZEDWhcnRmN6 .
Daqui, após primeiro contacto com família e suporte médico imediato, seriam transportadas, pelas 20:08, pelos helicópteros CH-53A "Yasu'ur" (906 e 030), acompanhadas de elementos de apoio e protecção, para o Centro Médico Sheba (coloquialmente, o Hospital "Tel Hashomer"), em Ramat Gan, Tel-Aviv, a cerca de 85 km a Norte, geo-referenciação 32.04337694194337, 34.842050292988965 , ref. https://maps.app.goo.gl/RdoNzvyRLHJFQpuv7 , onde chegariam cerca das 20:35 (documentado na foto).
O CH-53A "Yasu'ur" corresponde à versão localizada e actualizada da plataforma Sikorsky CH-53 "Sea Stallion" ao serviço da Força Aérea de Israel, e cuja frota actual corresponderá a cerca de 2 dezenas de unidades. A actualização israelita compreende novos "displays" multi-funções, sistemas visão nocturna, navegação satélite, contra-medidas antí-missil e de guerra electrónica, "data links" e integração de comando e controlo, melhoria motores e aumento autonomia.
Trata-se de um helicóptero pesado de transporte, com 26,97 metros de comprimento e 22 metros de diâmetro do rotor, com uma massa em vazio de 10,2 toneladas e um peso máximo à descolagem de 19 toneladas. Propulsionado por 2 motores General Electric T64, sustenta uma velocidade máxima de 315 km/h, com um alcance operacional até 1 000 km (com depósitos suplementares). Tripulado por 2 elementos, com o eventual apoio de 2 outros elementos (em posições armadas de auto-defesa), pode transportar até 38 elementos ou 24 macas.
Foto por Jack Guez | Agence France Press, AFP
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