Forças Portuguesas em exercício multinacional na Roménia
Roménia
12 a 23 de Janeiro de 2025
Treino de assalto a zonas edificadas, na Roménia, com militares da 6.ª Força Nacional Destacada (6FND CAtMec/ROU) das Forças Armadas Portuguesas, no contexto do exercício "Aleo MOUT", com forças da Polónia, Roménia, Macedónia e Portugal, de 12 a 23 de Janeiro de 2025. Militares portugueses armados com espingardas automáticas FN Herstal SCAR e pistolas Glock, sendo projectados em viaturas blindadas de rodas 8x8 Pandur II.
"Mout" corresponde ao acrónimo para "Military Operations in Urban Terrain", em português: "Operações Militares em Terreno Urbano".
Comandada pelo Major de Infantaria Daniel Filipe de Carvalho Gomes e constituída por 200 militares (197 do Exército, 2 da Marinha e 1 da Força Aérea), a 6.ª Força Nacional Destacada (FND), Companhia de Atiradores Mecanizada, para o Teatro de Operações da Roménia (6FND CAtMec/ROU), partiu de Lisboa a 12 de Dezembro de 2024. Os militares portugueses presentes na Roménia inserem-se no âmbito das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia.
Comentários