Treino de força especial de protecção da Força Aérea da Holanda no Noroeste do Iraque


Al Anbar, Iraque
20 de Dezembro de 2024

Treino de operacionais da "Equipa de Protecção Aerotransportada" ("Air Mobile Protection Team", AMPT) da Força Aérea da Holanda (RNLAF), na carreira de tiro da Base Aérea de Al-Asad ("أل أسد"), na província de Al Anbar, no Noroeste do Iraque, a 20 de Dezembro de 2024. O treino decorre no contexto da Operação "Inherent Resolve" (OIR), coligação internacional de luta contra o Daesh ("الدولة الإسلامية") estabelecida desde 2014 sob liderança dos EUA.
Esta base, geo-referenciação 33.78600220727721, 42.443872881448655 , ref. https://maps.app.goo.gl/aes75huqDPHvSL7Y6 , a 185 km a Oeste da capital, Baghdad, dista cerca de 150 km da fronteira, a Oeste, com a Síria, e 270 km da fronteira, a Leste, com o Irão.
O militar holandês está aqui armado com uma espingarda automática Colt Canada C8NLD, calibre 5.56×45mm NATO, equipada com óptica Aimpoint CompM4, "fore grip", apontador laser Rheinmetall Soldier Electronics GmbH, modelo JT LMD 630BA, e lanterna táctica Surefire. No pulso, com uma bracelete têxtil de tipologia "NATO Strap", está um relógio Seiko da gama de mergulho profissional "Prospex", podendo ser observada a presença da válvula de escape de hélio.
A AMPT corresponde a uma força especial da Força Aérea da Holanda com a missão de proteger instalações, meios e pessoal em contextos hostis e dinâmicos (mobilidade) de operação (como sejam forças destacadas ou operações de evacuação). Esta força deriva da força de "Defesa Terrestre de Infraestruturas" ("Object Grond Verdediging", OGRV) que tem a seu cargo a protecção, em contexto estacionário e permanente, de infra-estruturas críticas da Força Aérea Holandesa.
Foto por Sargento Steve Asfall | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")
Emblema da "Equipa de Protecção Aerotransportada" ("Air Mobile Protection Team", AMPT) da Força Aérea da Holanda (RNLAF)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO