Canadianos demonstram "Dronebuster" no contexto da formação a militares ucranianos
Polónia
12 de Dezembro de 2024
Um militar canadiano demonstra a plataforma anti-"drone" Dronebuster, do fabricante norte-americano Flex Force, no contexto da Operação "Unifier" de instrução, formação e treino de militares das Forças Armadas da Ucrânia, na Polónia, a 12 de Dezembro de 2024.
O Dronebuster (Block 4) tem um comprimento de 55 cm e uma massa de 2.79 kg (com bateria), podendo operar durante 10 horas em modo de detecção (em que, electronicamente, aponta objectivos a operar) e durante 60 minutos em acção de interferência. A sua acção sobre os "drones" recorre a abordagens sobre sobre as frequências de comando e controlo dos "drones" e sobre a navegação por satélite dos mesmos, com acção de "jamming" (empastelamento, disrupção de sinal) e, opcionalmente, de "spoofing" (falsificação de sinal).
Actua sobre as quatro bandas de sistemas de navegação global por satélite ("Global Navigation Satellite Systems", GNSS): (i) GPS ("Global Positioning System"), EUA; (ii) Galileo, União Europeia; (iii) GLONASS ("Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema"), Federação Russa; e (iv) BeiDou (BeiDou Navigation Satellite System), da República Popular da China.
Na foto, os cinco indicadores luminosos na secção inferior denotam a carga de bateria; o indicador luminoso ao topo indica acção de "jamming"; os dois selectores à esquerda permitem ajustar entre modo de disrupção e interferência (ao topo) e selecção do modo de disrupção (frequências de comando e controlo, navegação e satélite); o controlador do canto superior direito, permite ajustar o nível de brilho dos indicadores luminosos.
Comentários