Aeronave de guerra electrónica E/A-18G "Growler" a operar do porta-aviões USS Harry S. Truman no Teatro de Operações do Médio-Oriente


Mar Vermelho 28 de Dezembro de 2024

Aeronave E/A-18G "Growler" (502) do "Electronic Attack Squadron" (VAQ) 144, alcunhados de "Main Battery", a ser projectada pela catapulta do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75) da classe Nimitz da Marinha dos Estados Unidos a 28 de Dezembro de 2024, na região do Mar Vermelho. Neste Teatro de Operações estes meios têm desencadeado diversas acções sobre os meios e equipamentos do Movimento "Houthi" no Oeste do Iémen.
Este "Growler", a variante de guerra electrónica da plataforma F/A-18 "Super Hornet", está aqui equipado, na extremidade da asa, com "pod" de recolha e identificação de sinais AN/ALQ-218, seguido de um "pod" de recolha e interferência de sinais AN/ALQ-99 (ICAP III), seguido de um depósito de combustível suplementar. Simetricamente, a mesma configuração de equipamento consta da asa na posição oposta deste "Growler", acrescendo mais um depósito suplementar (num total de 3) sob a secção central da fuselagem.
O "pod" AN/ALQ-99 (ICAP III), permite, de forma automática ou manual, a recolha de informação electrónica (SIGINT, "Signals Intelligence") bem como a interferência rádio com sinais identificados (em 10 bandas, dos 64 MHz aos 20 GHz), cruzando com as capacidades de recolha, análise e identificação do "pod" AN/ALQ-218 colocado no extremo da asa. Na extremidade frontal do AN/ALQ-99 (ICAP III) podemos distinguir 4 pequenas pás de hélice - trata-se de uma turbina eólica (RAT, "Ram Air Turbine"T) destinada a gerar energia para a alimentação do mesmo.
Este porta-aviões largou de Norfolk, na Virgínia, EUA, a 23 de Setembro de 2024, desenvolveu acções em contexto NATO no Atlântico Norte em Outubro e Novembro de 2024 e, após passagem ao largo da costa continental Portuguesa, deu entrada no Mediterrâneo e, cruzando o Canal do Suez, entra no Teatro de Operações do Mar Vermelho a 14 de Dezembro de 2024, onde opera actualmente sob a égide do US CENTCOM, acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
Foto por Natalia Thoen | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")





Emblema do "Electronic Attack Squadron" (VAQ) 144, alcunhados de "Main Battery", da Marinha dos Estados Unidos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO