Aeronave de guerra electrónica E/A-18G "Growler" a operar do porta-aviões USS Harry S. Truman no Teatro de Operações do Médio-Oriente
Mar Vermelho 28 de Dezembro de 2024
Aeronave E/A-18G "Growler" (502) do "Electronic Attack Squadron" (VAQ) 144, alcunhados de "Main Battery", a ser projectada pela catapulta do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75) da classe Nimitz da Marinha dos Estados Unidos a 28 de Dezembro de 2024, na região do Mar Vermelho. Neste Teatro de Operações estes meios têm desencadeado diversas acções sobre os meios e equipamentos do Movimento "Houthi" no Oeste do Iémen.
Este "Growler", a variante de guerra electrónica da plataforma F/A-18 "Super Hornet", está aqui equipado, na extremidade da asa, com "pod" de recolha e identificação de sinais AN/ALQ-218, seguido de um "pod" de recolha e interferência de sinais AN/ALQ-99 (ICAP III), seguido de um depósito de combustível suplementar. Simetricamente, a mesma configuração de equipamento consta da asa na posição oposta deste "Growler", acrescendo mais um depósito suplementar (num total de 3) sob a secção central da fuselagem.
O "pod" AN/ALQ-99 (ICAP III), permite, de forma automática ou manual, a recolha de informação electrónica (SIGINT, "Signals Intelligence") bem como a interferência rádio com sinais identificados (em 10 bandas, dos 64 MHz aos 20 GHz), cruzando com as capacidades de recolha, análise e identificação do "pod" AN/ALQ-218 colocado no extremo da asa. Na extremidade frontal do AN/ALQ-99 (ICAP III) podemos distinguir 4 pequenas pás de hélice - trata-se de uma turbina eólica (RAT, "Ram Air Turbine"T) destinada a gerar energia para a alimentação do mesmo.
Este porta-aviões largou de Norfolk, na Virgínia, EUA, a 23 de Setembro de 2024, desenvolveu acções em contexto NATO no Atlântico Norte em Outubro e Novembro de 2024 e, após passagem ao largo da costa continental Portuguesa, deu entrada no Mediterrâneo e, cruzando o Canal do Suez, entra no Teatro de Operações do Mar Vermelho a 14 de Dezembro de 2024, onde opera actualmente sob a égide do US CENTCOM, acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
Comentários