Destacamento de helicópteros "Pave Hawk" da "129th Rescue Wing" para combate aos incêndios na Califórnia
Califórnia, Estados Unidos da América
9 de Janeiro de 2025
Helicópteros HH-60G "Pave Hawk" do "129th Rescue Squadron" (129 RQS) da "129th Rescue Wing" (129 RQW) da Guarda Nacional da Califórnia, com marcações temporárias de alta-visibilidade, no Aeródromo Federal de Moffet (Sunnyvale, Santa Clara, Califórnia), a receber pessoal e equipamento ("Bambi Bucket" e outros meios de acção, comando e controlo), nos preparativos finais para destacamento imediato para combate aos incêndios de Palisades (Los Angeles, Califórnia), a 9 de Janeiro de 2025. Moffet, na Baía de São Francisco, dista menos de 2 horas de voo de Los Angeles, a Sudoeste.
Estas marcações temporárias de alta-visibilidade fazem parte do procedimento-padrão estabelecido para este contexto de intervenção e para esta unidade, visando facilitar, de forma abrangente, a identificação e coordenação visual. Estabelecida desde 1975 como unidade de busca e salvamento em contexto de combate (CSAR), a "129th Rescue Wing" foi destacada para esta acção como parte da decisão do Governador do Estado da Califórnia, Gavin Newsom, a 9 de Janeiro de 2025, em activar a Guarda Nacional na sequência da declaração, a 7 de Janeiro de 2025, do Estado de Emergência.
Os meios e pessoal da Guarda Nacional intervêm aqui, além do contexto de combate a incêndios, em acções de segurança no terreno - em patrulhamento e presença para prevenção de actos criminosos e apoio de segurança às populações.
Desde 7 de Janeiro de 2025, os incêndios em Palisades e Eaton consumiram mais de 15 mil hectares (o equivalente aos municípios portugueses de Lisboa e Oeiras combinados) e destruíram mais de 12 300 estruturas. Com mais de 100 mil pessoas evacuadas, as condições ambientais actuais, incluindo ventos de Santa Ana, continuam a dificultar os esforços de contenção.
A plataforma "Pave Hawk" (HH-60G/HH-60W), uma variante da estrutura base Sikorsky H-60, corresponde ao helicóptero usado pela Força Aérea dos Estados Unidos para os contextos de busca e salvamento de combate ("Combat Search and Rescue", CSAR) e recuperação de pessoal ("Personnel Recovery", PR) podendo executar desde missões em contexto hostil, atrás de linhas inimigas, ou, como aqui sucede, em interacção com forças de protecção civil.
Fotos por Sargento-Mor Ray Aquino | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")
Comentários