Marinha Portuguesa acompanhou navio russo de transporte e assalto anfíbio "Aleksandr Shabalin" proveniente da Síria


Janeiro de 2025
Oceano Atlântico, Portugal

Navio de transporte e assalto anfíbio "Aleksandr Shabalin" ("Александр Шабалин"), classe Project 775/II (NATO "Ropucha"), número de amura 110 da Marinha da Federação Russa, rumando a Norte, acompanhado pelo NRP Sines, navio patrulha oceânico com o número de amura P362 da classe Viana do Castelo da Marinha Portuguesa, no início da primeira semana de Janeiro de 2025, ao largo da costa continental de Portugal.
O "Aleksandr Shabali" foi antes referenciado, após ter largado do Báltico, com passagem a 10 de Dezembro de 2024 sob a ponte dinamarquesa de Storebælt, a entrar no estreiro de Gibraltar, rumando a Leste, a 17 de Dezembro de 2024. Aportaria em Tartus ("طَرْطُوس"), na Síria, de onde largaria entretanto, rumando de regresso ao Báltico, navegando ao largo da costa continental de Portugal.
Este navio, com número de construção BDK-60 (dos estaleiros Stocznia Polnocna, Gdansk, Polónia), ao serviço Marinha da Federação Russa desde 31 de Dezembro 1985, desloca 4 000 toneladas, com um comprimento de 112 metros, uma boca de 15 metros e um calado de 4,3 metros. Tem uma velocidade máxima de 17 nós e um alcance operacional de 11 000 km. Com uma guarnição de 1 centena de elementos, está armado com 2 peças duplas AK-725 de 57mm e com 2 lançadores de foguetes múltiplos de 122mm, de 40 tubos, A-215 Grad-M. Pode transportar 10 carros de combate (ou mais de 20 viaturas blindadas) e 3 centenas de militares equipados - ou, como meio de transporte logístico, cargas para re-abastecimento de armas e munições.
Em Agosto de 2024 participou em exercícios da Frota do Báltico da Marinha da Federação Russa, com disparo dos seus sistemas de armas simulando a resposta a ataques de ameaças aéreas e navais.




Fotos via Marinha Portuguesa





Foto de referência, anotada por "Espada & Escudo", da posição de acompanhamento registada pelo NRP Sines, a estibordo da ponte, junto à giro bússola.






Diagrama técnico classe Project 775/II (via OSINT)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO