"VDV" NO LESTE DA UCRÂNIA


Zaporizhzhia, Ucrânia
23 de Julho de 2022

Viaturas blindadas BMD-2 das Forças Armadas da Federação Russa em manobra na região de Zaporizhzhia ("Запоріжжя"), no Leste da Ucrânia, a 23 de Julho de 2022. A primeira bandeira tricolor (branca, azul e vermelha) corresponde à que representa a Federação Russa; a segunda bandeira, azul e verde, e com a representação ao centro, a amarelo, de um paraquedas ladeado por dois aviões, representa as VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska" ("Воздушно-десантные войска , ВДВ"), literalmente, as "Tropas Aerotransportadas".

O BMD-2 é uma viatura blindada de 11,5 toneladas, com 4 tripulantes e podendo transportar mais 4 militares equipados, que opera em contextos de alta-mobilidade e associada a unidades aerotransportadas (podendo mesmo ser lançada de pára-quedas). Está armada com um canhão automático de 30 mm, 2A42 (igual ao que equipa o BMP-2), com um lança-mísseis anti-carro 9P135M-1, com uma metralhadora co-axial PKT de calibre 7,62 mm e com uma segunda metralhadora frontal PKT de calibre 7,62 mm. Tem autonomia de 450 km e consegue uma velocidade máxima, em estrada, de 80 km / h.

BMD corresponde às iniciais de "Boyevaya Mashina Desanta" ("Боевая Машина Десанта"), literalmente "Viatura de Combate Aerotransportada".

Foto por Alexander Ermochenko | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124