"GRIFOS" CHECOS PROTEGEM BÁLTICO


Lituânia
Junho de 2022

Um dos Saab JAS 39 C "Gripen" ao serviço da Força Aérea da República Checa (matrícula 9245), parte de um conjunto de 5 aeronaves estacionadas na base aérea de Šiauliai, na Lituânia, numa presença planeada de longa duração, de Abril a Julho de 2022, sob a égide da "NATO enhanced Air Policing" para protecção do Báltico.

Está armado com mísseis ar-ar AIM-9 "Sidewinder" (de curto-alcance, guiados por infra-vermelho) e AIM-120 AMRAAM (de médio-longo alcance, guiados por radar), equipado com depósitos adicionais de combustível e, em posição central, um "pod" Litening, de identificação e gestão de alvos, da Rafael Advanced Defense Systems.

O Saab JAS 39 C "Gripen" é uma aeronave de fabrico sueco, ao serviço desde 1996, na sua variante A, e nesta variante C, desde 2002, monolugar, com um comprimento de 14,1 metros, uma envergadura de 8,4 metros, e com um peso máximo à descolagem de 14 toneladas (6,8 em vazio). Propulsionada por um motor Volvo RM12 consegue alcançar uma velocidade de Mach 2, com um alcance em combate de 800 km (3 200 km em trânsito) e um tecto de 15 240 metros. Está armada com um canhão Mauser BK-27 de 27mm (com 120 munições) e possui 8 pontos de fixação para diferentes combinações de armamento e equipamento.

JAS corresponde a um acrónimo Sueco que descreve a tipologia "multirole" deste aparelho, i.e., "Jakt" (caça; ar-ar), "Attack" (ataque; ar-superfície) e "Spaning" (reconhecimento). O seu nome "Gripen" (do latim "Gryphus") significa em Português "Grifo", um animal mitológico com cabeça de águia e corpo de leão, elemento que faz parte da imagem do fabricante, a SAAB (um um acrónimo que signifca "Svenska Aeroplan AB", literalmente "Aeronaves Suecas, Sociedade Limitada").

Um total de 12 aeronaves Saab JAS 39 C "Gripen" estão ao serviço da Força Aérea Checa, desde 2015, em substituição dos seus MiG-21 de fabrico soviético.

Foto via NATO | "Supreme Headquarters Allied Powers Europe" (SHAPE)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"