"ACV" EM EXERCÍCIOS ANFÍBIOS


Oceano Pacífico
9 de Março de 2022

Uma viatura ACV afecta ao 3.º Batalhão de Assalto Anfíbio da 1.ª Divisão do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), em exercícios de manobra, a 9 de Março de 2022, no Oceano Pacífico, regressando à doca alagada do USS Anchorage (LPD 23), navio de transporte anfíbio, de 25 000 toneladas, da classe San António ao serviço da Marinha dos Estados Unidos, desde 2013, e afecto à respectiva 3.ª Esquadra.

A ACV ("Amphibious Combat Vehicle", "Viatura de Combate Anfíbio"), é uma plataforma de 32 toneladas, com 9,2 metros de comprimento, 3,1 metros de largura e 2,9 metros de altura. Trata-se de uma viatura 8x8, anfíbia, tripulada por 3 elementos e com capacidade de transportar até 13 militares equipados. Tem uma velocidade máxima de 105 km/h em estrada e de 6 nós em mar aberto, com um alcance de 532 km em terra e até 12 milhas náuticas no mar (aprox. 22 km).

As primeiras 36 unidades entregues, ACV-P, estão armadas com uma metralhadora pesada M2 Browning em calibre .50, sobre uma plataforma de operação remota ("Remote Controlled Weapon Station", RCWS).

Construída pela BAE Systems / IVECO Defense Vehicules, a ACV foi aprovada pelos USMC em testes de capacidade operacional a 13 de Novembro de 2020, a que seguiu a passagem para produção em ritmo integral, a partir de 2021, para a entrega de mais 80 viaturas por ano ao longo dos 5 anos seguintes. Projectam-se variantes da mesma compreendendo torre com canhão automático de 30 mm (ACV-30), uma viatura de comando e controlo (ACV-C) e uma viatura de recuperação (ACV-R).

Foto por Hector Carrera | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"