PONTARIA DO OBUS M119 EM MAFRA


Mafra, Portugal
27 de Junho a 1 de Julho de 2022

Vista da luneta panorâmica de um obus M119 LG 105mm no decurso do Exercício final de Artilharia de Campanha, dos cursos de Formação de Oficiais e de Sargentos do Exército Português, na Tapada Militar de Mafra, de 27 de Junho a 1 de Julho de 2022.

A boca de fogo na foto é apontada inicialmente a um goniómetro-bússola (algo semelhante a um teodolito, que dá as pontarias iniciais à boca de fogo) e após estar apontada é referenciada com um colimador, balizas de conservação de pontaria e ainda com um ponto afastado (são técnicas que permitem, por ordem de precisão, garantir que a direcção "zero" da boca de fogo esteja a apontar para a direcção geral do objectivo a bater - o chamado rumo de vigilância; o facto de se usarem três técnicas decorre de reforço por redundância, sendo o colimador o mais preciso e o ponto afastado o menos preciso). Existe ainda a técnica da pontaria recíproca, em que uma boca de fogo recebe a pontaria de outra que já esteja apontada, e, nesse caso, a mira que aparece na imagem é apontada à luneta de outro obus que já tenha recebido pontaria. No caso da foto é isso que estará em preparação, estando a luneta do outro obus um pouco acima do ponto de mira (junto à mão do militar).

O obus M119 LG ("Light Gun"), LG/30/m98, ao serviço do Exército Português desde 1998, é uma boca de fogo ligeira de 105 mm, com uma massa de aproximadamente 2 toneladas, um comprimento de 6,13 metros (reduzido para 4,87 metros em posição recolhida), é capaz de projectar as suas munições entre os 11,5 km e os 19 km, conforme o uso de cargas "standard" ou de cargas assistidas por foguete. De reparo monoflecha, a M119 LG pode ser rebocada, transportada por via aérea por helicópteros médios (e.g. EH-101 "Merlin") e aeronaves de transporte, podendo também ser lançada em páraquedas.

O modelo original deste equipamento corresponde ao L118, de concepção e fabrico britânico, pela "Royal Ordnance Factory (ROF) Nottingham". A produção iniciou-se em 1975 e com as primeiras entregas a terem lugar em 1976. O desenvolvimento e produção são mais tarde incorporados na "British Aerospace (BAe)", actualmente, e desde 2004, a "BAE Systems Land and Armaments". M119 corresponde à designação dos EUA e ao fabrico posterior na RIA - JMTC ("Rock Island Arsenal - Joint Manufacturing Technology Center"), a cerca de 250 km a Oeste de Chicago, no estado de Illinois.

Do L118 original resultou uma variante, o L119, destinada a suportar a munição US (HE) M1, com tubo mais curto (3,2 metros em lugar de 3,9 metros; L/30 em lugar de L/37) e com mecanismo de disparo por percussão (em lugar de eléctrico). É esta a variante que, em 1998, é adquirida pelo Exército Português para equipar a Brigada Aerotransportada. Equipa actualmente o Grupo de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocado da Brigada de Reacção Rápida (GAC 10.5 Reb/BrigRR).

Foto via Exército Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124