BALSA "ANTI RADAR" JUNTO À PONTE DA CRIMEIA
Estreito de Kerch, Crimeia
29 Junho de 2022A 29 de Junho de 2022, foi referenciada uma balsa das Forças Armadas da Federação Russa, proveniente da Base Naval de Novorossiysk ("Новороссийск"), colocada junto à Ponte da Crimeia. Esta mesma balsa, da classe "Project 436", tipicamente usada como alvo para exercícios de tiro naval, está aqui equipada com estruturas angulares elevadas destinadas a deflectir sinais de radar e, desta forma, mitigar possibilidades de ataque à infra-estrutura por parte de mísseis guiados por radar.
Esta ponte, com um comprimento de 19 quilómetros, corresponde na verdade a dois troços paralelos de ponte, um para a via rodoviária (inaugurado a 15 de Maio de 2018) e outro para a via ferroviária (inaugurado a 23 de Dezembro de 2019), construídos pela Stroygazmontazh para o Governo da Federação Russa, após a anexação da Crimeia, em 2014.
O estreito de Kerch corresponde ao espaço que separa a Península de Kerch na Crimeia, a Oeste, da Península de Taman na região de Krasnodar Krai na Federação Russa, a Leste. Este estreito permite a comunicação marítima entre o Mar de Azov e o Mar Negro e, desde 2019, a comunicação rodoviária e ferroviária através da Ponte da Crimeia ("Крымский мост"), também designada por Ponte de Kerch ou Ponte do Estreito de Kerch (geo-referenciação 45.308600, 36.506100).
Cartografia via Google Maps
Fotos via OSINT
Comentários