"SUPER-BISONTE" CANADIANO PARA A UCRÂNIA


Ontário, Canadá
Junho de 2022

Viatura blindada 8X8 ACSV "Super Bison" ("Super Bisonte"), em variante de transporte de pessoal, modelo do qual o Governo do Canadá decidiu entregar 39 unidades às Forças Armadas da Ucrânia. O anúncio foi feito a 30 de Junho de 2022, pelo Primeiro Ministro Justin Trudeau, aquando do final da Cimeira da NATO, em Madrid; e reforçado pela Ministra da Defesa Anita Anand, em visita, a 7 de Julho de 2022, à unidade de produção da "General Dynamics Land Systems - Canada" (GDLS-C), a cerca de 150 km a Sudoeste de Toronto.

Esta entrega de 39 unidades da viatura "Super Bison" é feita tendo por base uma encomenda de Agosto de 2019 já em produção na GDLS-C, para um total de 360 unidades (em 8 variantes), destinadas às Forças Armadas do Canadá, e que serão assim re-afectadas para as Forças Armadas Ucranianas.

A viatura ACSV ("Armoured Combat Support Vehicle", "Viatura Blindada de Suporte de Combate") "Super Bison" é construída pela GDLS-C, baseada na plataforma LAV 6.0, e destina-se a substituir a base instalada de viaturas LAV II "Bison" e M113. Paralelamente, desde 2011, o mesmo fabricante tem a cargo a modernização do parque de LAV III "Kodiak" existente para a especificação LAV 6.0 .

O LAV 6.0 corresponde à designação dada pelo Exército do Canadá à sua modernização da plataforma LAV III, resultado de requisitos recolhidos durante 1 década de experiência de combate no Teatro de Operações do Afeganistão. Esta viatura tem uma suspensão melhorada, uma plataforma de propulsão de 450 hp, protecção balística melhorada do chassis e dos assentos, uma arquitectura de sistemas totalmente digital bem como plataforma de miras melhoradas. O LAV 6.0 tem um comprimento de 7,62m, uma largura de 2,78m e uma altura de 3,16m, com uma peso de 28,6 toneladas. Equipado com um motor Caterpillar C9 de 450 hp, tem uma velocidade máxima superior a 100 km/h com um alcance de 600 km.

Foto via vídeo da GDLS-C

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA