"DRONES" TERRESTRES AO SERVIÇO DOS FUZILEIROS
Setúbal, Portugal
20 de Setembro de 2019O Corpo de Fuzileiros e o seu Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha Portuguesa contam com plataformas não tripuladas sobre rodas, tendo duas destas unidades marcado presença pública do desfile do 10 de Junho de 2022, em Braga, e antes disso, aquando da 10.ª edição do exercício “Recognized Environmental Picture (Maritime Unmanned Systems) – REP (MUS)", de 9 a 27 de Setembro de 2019, na região de Setúbal.
Estes "drones", desenvolvidos pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) da Marinha Portuguesa, de arquitectura modular, incorporam sensores de observação e capacidade de projecção de granadas de alto-explosivo ou de cargas de fumo, bem como de "flashbangs". Na foto, de 2019, no contexto dos exercícios "REP (MUS)", podemos observar as unidades X-311 e X-312.
A CEOV, criada em Outubro de 2017, é uma iniciativa estratégica da Marinha Portuguesa orientada ao desenho e contrução ágil de soluções tecnológicas de âmbito operacional.
Foto por Rui Minderico | Agência LUSA
Comentários