EXERCÍCIO DE AFUNDAMENTO DE FRAGATA AMERICANA


Kauai, Hawaii
12 de Julho de 2022

No decurso da edição de 2022 do exercício "Rim of the Pacific" (RIMPAC), forças militares da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e da Malásia, procedem a tiro real sobre o navio descomissionado ex-USS Rodney M. Davis (FFG 60), a 12 de Julho de 2022, a cerca de 50 milhas ao largo de Kauai, no Hawaii, visando o respectivo afundamento (SINKEX). A fragata afundou-se no Oceano Pacífico, a mais de 4 500 metros de profundidade, em resultado do impacto de vários mísseis e bombas guiadas.
Aeronaves F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos ("Tophatters", VFA-14) e F-35C Lightning II ("Black Knights", VMFA-314) do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos, descolaram do porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72) e atacaram a fragata com bombas GBU-16 Paveway II – Mk 83, de 454 kg, guiadas por laser. Uma aeronave (ISR/ASW/ASUW) da Marinha dos Estados Unidos, Boeing P-8 Poseidon (“The Skinny Dragons”, VP-4 YD), disparou um míssil anti-navio AGM-84 Harpoon.

A fragata da Marinha Canadiana, classe Halifax, HMCS Winnipeg (FFH 338), disparou dois mísseis anti-navio RGM-84 Harpoon. A fragata da Marinha da Malásia, classe Jasturi, KD Lekir, disparou um míssil anti-navio MM40 Exocet (Block 2).



De notar que este exercício (e outros semelhantes) decorrem em condições que não reproduzem ambientes totalmente realistas. Do ponto de vista de elementos que minoram os danos temos, em primeiro lugar, o facto do navio alvo estar desprovido de combustível e lubrificantes, de munições e da quase totalidade das matérias inflamáveis; em segundo lugar, o facto de todos os compartimentos estanque estarem selados. Mais ainda acresce o facto de não existirem tripulações e plataformas activas que poderiam levar a acções de evasão ou destruição dos meios de ataque. Ainda assim, e no contexto de exercício de fogo real, o mesmo permite testar uma série de elementos - desde a coordenação multi-plataforma, a performance dos meios usados no seu curso até ao alvo e parte dos seus efeitos terminais.

A USS Rodney M. Davis (FFG 60) foi um fragata da classe Oliver Hazard Perry, que entrou ao serviço a 9 de Maio de 1987 e foi descomissionada, após quase 30 anos de serviço, a 23 de Janeiro de 2015. Deslocava 4 200 toneladas em carga completa, com um comprimento de 138 metros, uma boca de 14 metros e um calado de 6,7 metros. Era tripulada por mais de 200 elementos e possuía 2 hangares para helicópteros SH-60 LAMPS III.
Os exercícios RIMPAC, sob a égide do Comando dos Estados Unidos para o Indo-Pacífico ("United States Indo-Pacific Command", USINDOPACOM), iniciaram-se a 29 de Junho de 2022 e decorrerão até 4 de Agosto de 2022, em redor do arquipélago do Hawaii e ao largo do Sul da Califórnia, envolvendo 26 países, 38 navios, 4 submarinos, mais de 170 aeronaves e mais de 25 000 operacionais. Esta é a 28.ª edição deste exercício, que se iniciou em 1971, e que é o maior exercício marítimo internacional da actualidade.
Vídeo (primeira parte) por Demitrius Williams (US Navy); (segunda parte) por Alex Kaldeway (Royal Canadian Navy) e Andre Richard (US Navy)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA