Mergulhador sapador da Marinha Portuguesa a operar em contexto NATO com equipamento de navegação e sonar


Báltico 
2024

Militar do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º3 (DMS3) da Marinha Portuguesa, liderados pelo Primeiro-Tenente Hugo de Almeirim Bravo, em missão no contexto "Standing NATO Mine Counter Measures Group One" (SNMCMG1), com operação de um equipamento portátil de navegação e sonar ("Diver Held Navigation and Sonar") da canadiana Shark Marine Technologies Inc., no Teatro de Operações do Báltico, 2024. Trata-se de um equipamento usado em contexto de contra-medidas anti-minas (MCM, "Mine Countermeasures") por várias das equipas especializadas das forças NATO.
A Marinha Portuguesa conta com três Destacamentos de Mergulhadores Sapadores (DMS): o DMS1 especializado em acções de inactivação de engenhos explosivos (EOD, "Explosive Ordnance Disposal"); o DMS2 especializado em acções de busca e salvamento; e o DMS3 especializado em acções de contramedidas de minas e guerra de minas.


Fotos editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo na apresentação do Primeiro-Tenente Hugo de Almeirim Bravo no "Diving Talks 2024" (no Palácio da Cordoaria em Lisboa, em Out2024).





Ecrãs de referência do "software" DiveLog (comum à operação em contexto ROVs e "Diver Held") via fabricante Shark Marine Technologies Inc.





Emblema do DMS-MW da Marinha Portuguesa. Via Dragon Studios




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA