Marinha Finlandesa presta formação e treino em colocação de minas navais à Marinha da Estónia


Estónia
31 de Janeiro de 2025

Navio lançador de minas "Hämeenmaa" (02) da Marinha da Finlândia, em acção bilateral de formação e treino junto da Marinha da Estónia, capacitando a mesma para o uso de minas navais e equipamentos conexos, no Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, a 31 de Janeiro de 2025. Podemos observar várias minas navais (da tipologia ancorada) de instrução, denotadas por marcações a azul (inertes), preparadas para projecção. A faixa do Golfo da Finlândia entre Helsínquia e Tallinn dista cerca de 150 km da do acesso marítimo à região de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Federação Russa, importante base naval e quartel-general da respectiva Marinha.
Construído pelos estaleiros Finlandeses de Rauma, o "Hämeenmaa" (02), ao serviço da Marinha da Finlândia desde 1992, desloca 1 450 toneladas, com um comprimento de 77,8 metros, uma boca de 11,6 metros e um calado de 3,2 metros. Sustenta uma velocidade de 20 nós sendo guarnecido por 60 elementos. Está armado com 1 peça Bofors 57mm/70 Mk1, por 8 células de lançamento vertical (VLS) de mísseis de defesa anti-aérea Denel Umkhonto-IR, 2 metralhadoras pesadas calibre 12,7mm, 2 lançadores de cargas de profundidade assistidas por foguete, RBU-1200, calhas para lançamento de cargas de profundidade e para projecção de 100 a 150 minas. Conta com 2 lançadores de contra-medidas anti-míssil Rheinmetall MASS ("Multi Ammunition Softkill Systems").
Faz parte da classe homónima da Marinha da Finlândia, composta por dois navios, "Hämeenmaa" (02) e "Uusimaa" (05), ambos ao serviço desde 1992 e modernizados em 2006-2008. Operam, respectivamente, a partir da Base Naval de Upinniemi (no Sul da Finlândia, a cerca de 35 km a Oeste da capital Helsínquia) e da Base Naval de Pansio (a cerca de 130 km a Oeste da primeira).










Fotos por Richard Põder | Forças Armadas da Estónia







Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA