Descolagem de bombardeiro estratégico B-1 da Ilha de Guam


Guam, Pacífico 
10 de Fevereiro de 2025

Descolagem de um bombardeiro estratégico B-1B "Lancer" da Base Aérea de Andersen, na Ilha de Guam, no Pacífico Ocidental, no âmbito da iniciativa "Bomber Task Force" (BTF) 25-1, a 10 de Fevereiro de 2025. Integra uma formação de 4 bombardeiros do "34th Expeditionary Bomb Squadron" (alcunhados de "Thunderbirds") e do "37th Expeditionary Bomb Squadron" (alcunhados de "Tigers"), parte da "28th Bomb Wing" da Força Aérea dos Estados Unidos, que chegaram a Guam, a partir da sua base de Ellsworth, no South Dakota (EUA), em 2 sub-formações, de 2 aeronaves cada, a 15 e a 17 de Janeiro de 2025.
Na foto está presente um dos B-1 afectos aos "Thunderbirds", sendo de observar, parcialmente encoberto pelo trem de aterragem dianteiro, na secção inferior dianteira da fuselagem, um "pod" de gestão de alvos Lockheed Martin AN/AAQ-33 "Sniper" ATP ("Advanced Targeting Pod"), dotado de sensores electro-ópticos de alta-definição, FLIR ("Forward-Looking InfraRed"), apontador laser, registo de vídeo e metadados, e sistema integrado de identificação e seguimento de alvos aéreos e de superfície.
O contexto de "Bomber Task Force" (BTF), "Força Tarefa de Bombardeiros", da Força Aérea dos Estados Unidos, iniciado em 2018 (uma evolução das "Bomber Assurance and Deterrence Missions", lit. "Missões de Garantia e Dissuasão de Bombardeiros", iniciadas em 2014), envolve a projecção de forças compostas por (tipicamente 2 a 6) bombardeiros estratégicos B-1B "Lancer", B-2A "Spirit" e B-52H "Stratofortress" para diferentes Teatros de Operações, da Europa ao Indo-Pacífico, em operação integrada com forças locais em dinâmicas de agilidade, flexibilidade e projecção de força.
O B-1B "Lancer" (apelidado de "BONE" pelas suas tripulações) é um bombardeiro estratégico, quadrimotor, supersónico, com asas de geometria variável, originalmente ao serviço desde 1986, e com um efectivo, em Julho de 2024, de 45 unidades ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force").
Tripulado por 4 elementos (Comandante, Piloto, Especialista de Sistemas Ofensivos e Especialista de Sistemas Defensivos), tem um comprimento de 45 metros e uma envergadura máxima de asa de 24 metros. Com um peso em vazio de 87 toneladas pode suportar um peso máximo à descolagem de 216 toneladas. Propulsionado por 4 motores General Electric F101-GE-102 (com "afterburner") alcança uma velocidade máxima de 1 335 km/h tem um tecto de altitude máxima de 18 000 metros. Sustenta um alcance operacional de 9 400 km (transportando 17 toneladas de armamento) até 12 000 km (em trânsito). Pode ser equipado com diferentes combinações de armamento (bombas guiadas, minas navais, mísseis de cruzeiro) em 6 pontos exteriores (até 23 toneladas) e em 3 baias interiores (até 34 toneladas).
Ponto estratégico do Teatro de Operações do Indo-Pacífico, a Ilha de Guam, sob soberania dos EUA, no arquipélago das Marianas, com cerca de 48 km de comprimento por 19 km de largura, dista 2 000 km das Filipinas, 2 500 km do Japão, 2 700 km da Austrália e 6 000 km do Hawaii.
Foto por Alec Carlberg | Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA