Artilheiro português opera óptica com telémetro laser para apoio balístico e de observação em exercício de fogos-reais
Vendas Novas, Portugal
30 de Janeiro de 2025
Militar do Grupo de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocado da Brigada de Reacção Rápida (GAC 10.5 Reb/BrigRR) do Exército Português, a operar binóculo com telémetro laser e bússola digital LRB 6K, da canadiana Newcon Optik, no decurso do exercício "Trovão 251", com fogos-reais de quatro obuses M119 LG 105mm, no Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), em Vendas Novas, a 30 de Janeiro de 2025.
O LRB 6K tem um alcance de até 6 000 metros, com uma ampliação de 7x e uma óptica de 42mm, podendo usar o seu telémetro laser para medir distância até ao objectivo com precisão de ± 1 metro, bem como distância horizontal entre objectos, azimute e inclinação, com "display" LCD. Resistente à água com especificação MIL-STD-810G, tem uma massa de cerca de 1.6 kg, podendo ser montando em tripé (como aqui sucede, com o modelo NC SST3-3S do fabricante). Possui "interfaces" RS-232, USB, Bluetooth (opcional) e NMEA, podendo comunicar com dispositivos externos de GPS, calculadores balísticos e com a aplicação NC Cronus em dispositivos Android.
O exercício "Trovão 251" visa a preparação, entre outra forças, de meios do GAC 10.5 Reb como "Field Artillery Battery 105mm" (FABtry 105mm) no contexto de uma Força de Resposta Rápida da União Europeia, o "European Union Battlegroup 25-2/26-1". Esta força conjunta (com meios de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia) é comandada por um Oficial General português, Brigadeiro-General Afonso Calmeiro, a partir do Quartel-General da Brigada Mecanizada.
Comentários