Especialistas de Engenharia de Aeródromos da Força Aérea Portuguesa em formação e treino de reparação rápida de pistas com militares norte-americanos e espanhóis na Andaluzia


Base Aérea de Morón, Comunidade Autónoma da Andaluzia, Espanha 1 a 8 de Fevereiro de 2025

Participação de seis militares de Engenharia de Aeródromos (ENGAED) da Direção de Infraestruturas da Força Aérea Portuguesa (FAP) numa acção de formação e treino de Reparação de Pistas Danificadas ("Airfield Damage Repair", ADR) que decorreu com Forças dos Estados Unidos da América e de Espanha na Base Aérea de Morón, Sevilha, Comunidade Autónoma da Andaluzia, Espanha, de 1 a 8 de Fevereiro de 2025
O exercício, liderado pelos especialistas de engenharia civil da Força Aérea dos EUA ("Air Force Civil Engineer Center"), decorreu de 1 a 8 de Fevereiro de 2025, criando, sobre uma zona de suporte a cerca de 1 100 metros da pista da base, geo-referenciação 37.17564359682405, -5.6018858844805886 , ref. https://maps.app.goo.gl/T3v7iGdY63h4pCMa8 , um cenário de reparação de secções de pista num curto espaço de tempo, recorrendo a uma combinação integrada de técnicas, equipamentos e materiais.
Em particular foram usadas placas de tapete reforçadas com polímeros ("Fiber Reinforced Polymer", FRP), um material moderno para a reparação rápida de pistas danificadas, aplicadas sobre um enchimento de terra, gravilha e betão preenchendo a cratera. Estas placas vêm substituir as anteriores de fibra de vidro ("Folded Fiberglass Mats", FFM), menos resistentes e menos capazes de sustentar a operação de aeronaves pesadas como, por exemplo, o C-17 (de 265 toneladas, MTOW). Podem ser instaladas em contexto de pistas de betão e de asfalto, podendo sustentar de 100 a 500 passagens de tráfico misto. Suportarão um maior número de passagens conforme a estabilidade e a composição das camadas do enchimento da cratera. Não estão certificadas para o uso em contexto de operação vertical (VTOL) nem para uso pelo C-5 (de 381 toneladas, MTOW).
Cada um dos painéis de tapete FRP (de 528x198cm e 180 kg; existindo variantes de meio tamanho) pode ser deslocado manualmente por 6 elementos (3 em cada lateral) ou usando equipamento de elevação ou reboque. São acompanhados, em contentor, além dos veios e meios de fixação e aperto (que permitem a fixação entre painéis e a fixação de agregados destes à pista), por betão de secagem rápida, por rolos de manta geotêxtil, gerador, equipamento portátil de compactação de terra, e todas as ferramentas requeridas.
A Base Aérea de Morón, em Morón de la Frontera, a 40 km as Sudeste do centro de Sevilha, foi construída em 1941 e, desde 1953, com a assinatura do Acordo de Cooperação de Defesa com os Estados Unidos, foi expandida e é usada pelas Forças dos Estados Unidos da América.





Fotos via FAP





Fotos por (OR-4) Edgar Grimaldo | Força Aérea dos Estados Unidos





Vídeo por por (OR-4) Edgar Grimaldo | Força Aérea dos Estados Unidos






Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA