Viatura blindada Textron TAPV das forças canadianas em exercício em estrada de lama nos bosques da Letónia
Camp Ādaži, Pierīga, Letónia
29 de Janeiro de 2025
Viatura blindada 4x4 Textron TAPV do Exército do Canadá, afecta à Brigada Multinacional NATO, a operar sob a égide "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" (eFP BG Latvia), no decurso do Exercício "Shield Strike" em Camp Ādaži, Pierīga, Letónia, a 29 de Janeiro de 2025. O 2.º Batalhão da Brigada de Infantaria Mecanizada ("Mehanizētā kājnieku brigāde") do Exército da Letónia desempenhou aqui o papel de força opositora.
Esta viatura 4x4 Textron TAPV ("Tactical Armoured Patrol Vehicle") está equipada com uma torre dotada de sistema de armas de operação remota (RWS) Protector modelo M151, da norueguesa Kongsberg, aqui sem armamento mas que pode contar com uma configuração de lança-granadas automático de H&K GMG 40×53 mm, em posição central e, coaxial, à direita deste, uma metralhadora média FN MAG (C6 na designação canadiana) em calibre 7,62×51mm NATO. Na base desta plataforma encontramos ainda 4 tubos lança-granadas de fumo.
Trata-se de uma viatura de 18 toneladas, com 6,31 metros de comprimento, 2,75 metros de largura e 3,25 metros de altura. Tem uma guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) podendo transportar 3 militares equipados. Propulsionada por um motor Allison MD3560 consegue alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h com um alcance operacional de 650 km. Ao serviço das Forças Armadas do Canadá desde 2016, as mesmas possuem 5 centenas de unidades desta viatura (em diferentes configurações).
As forças do "eFP BG Latvia" estão baseadas no campo militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, distando cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
É comandado, desde Junho de 2024, pelo canadiano Tenente-Coronel Jean-François Labonté, liderando mais de 1 200 militares. É composto actualmente por elementos da Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro, Albânia, Itália, Dinamarca, Suécia, Espanha, Islândia e Canadá.
Fotos por Cabo Kaspars Lejnieks | Exército da Letónia
Comentários