A-10 da Força Aérea dos Estados Unidos a operar sobre o Médio-Oriente


Médio-Oriente
17 de Janeiro de 2025

Aeronave Fairchild Republic A-10C Thunderbolt II (79-213, C/n A10-0477) do "74th Fighter Squadron" (alcunhados de "Flying Tigers") da "23rd Wing" do "Air Combat Command" da Força Aérea dos Estados Unidos em operação sobre o Médio-Oriente, a 17 de Janeiro de 2025, sob a égide CENTCOM. Apresenta a inscrição "Deathstroke" e pintura customizada, sobre a lateral da cobertura motor, com este personagem da DC Comics, criado por Marv Wolfman e George Pérez em 1980.
Este A-10 está aqui equipado, sob a asa à esquerda na foto com um "pod" de identificação e gestão de alvos Litening AN/AAQ-28. Sob a asa à direita na foto, podemos observar, mais próximo da fuselagem, ao lado do depósito adicional de combustível sob o centro da fuselagem, uma bomba guiada JDAM ("Joint Direct Attack Munition") GBU-38; e mais próximo da extremidade desta asa, dois mísseis ar-ar AIM-9 L/M Sidewinder (curto-alcance, guiados por infra-vermelho) e, ao seu lado, um "pod" LAU-68D/A (de 7 tubos) com foguetes Hydra 70.
O CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
No contexto recente de operação sob a égide do CENTCOM os A-10 foram referenciados, entre outras, em acção de CAS ("Close Air Support"), em ataque ao solo, no Teatro de Operações do Leste da Síria, sobre a região de Deir ez-Zor ("ديرالزور"), a 2 de Dezembro de 2024, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/12/a-10-da-forca-aerea-dos-estados-unidos.html ; e, antes, a 6 de Julho de 2023, a operarem a partir da Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Arábes Unidos, executando passagem de baixa altitude durante uma operação de abordagem e apreensão de um pequeno navio petroleiro, "NADA 2", por parte da Marinha do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irão, no Golfo Pérsico, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/07/a-10-americanos-em-baixa-altitude-sobre.html .
O A-10, com a sua versão A ao serviço desde 1976 e versão C desde 2005, tem um comprimento de 16,16 metros, uma envergadura de asa de 17,42 metros, e um peso máximo à descolagem de 23 toneladas. Propulsionado por dois motores General Electric TF34-GE-100, sustenta uma velocidade de 676 km/h, com um alcance operacional em combate na ordem dos 450 km (perfil lo-lo-lo) a 1 200 km (perfil hi-lo-hi). Está armado com um canhão de 30mm GAU-8/A de 7 canos rotativos (com 1 174 munições) e conta com 8 pontos de fixação sob as asas e 3 sob a fuselagem onde pode receber, além de depósitos adicionais de combustível, "pods" de gestão de alvos e de contra medidas anti-míssil, diferentes combinações de bombas, foguetes e mísseis. A Força Aérea dos Estados Unidos contava em 2020 com 218 unidades no seu inventário.
Foto por Zachary Willis | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")





Emblema do "74th Fighter Squadron" (alcunhados de "Flying Tigers") da "23rd Wing" do "Air Combat Command" da Força Aérea dos Estados Unidos




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO