Operação sobre o Médio-Oriente de EA-18G "Growler" da Marinha dos Estados Unidos


Médio-Oriente 16 de Janeiro de 2025

Aeronave EA-18G "Growler" (503, 168934) da 144.ª Esquadra de Guerra Electrónica (VAQ-144, "Main Battery") da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), a 16 de Janeiro de 2025, sobre o Teatro de Operações do Médio-Oriente. Está, sob a égide CENTCOM, a operar a partir do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), da classe Nimitz.
Este "Growler", a variante de guerra electrónica da plataforma F/A-18 "Super Hornet", está aqui equipado com 3 depósitos adicionais de combustível FPU-12/A de 480 galões (cerca de 1 800 litros), com dois "pods" de recolha e identificação de sinais AN/ALQ-218 (na extremidade das asas), dois "pods" de recolha e interferência de sinais AN/ALQ-99 (ICAP III), sob as asas, e dois mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM (médio alcance, guiados por radar), estando apenas um deles visíveis nesta foto.
O CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
Foto por Sargento William Rosado | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA