TREINO CONJUNTO DE MILITARES BRASILEIROS E NORTE-AMERICANOS NO NORTE DO BRASIL


Oiapoque, Estado do Amapá, Brasil
12 de Novembro de 2023

Sargento do Exército Brasileiro, afecto ao 2.º Pelotão da 1.ª Companhia do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), parte da 22.ª Brigada de Infantaria de Selva ("Brigada Foz do Amazonas"), em treinos de combate no âmbito da 3.ª fase do exercício bilateral CORE ("Combined Operation and Rotation Exercise"), com forças dos Estados Unidos da América, em Oiapoque, Estado do Amapá (AP), Brasil, a 12 de Novembro de 2023. A cidade de Oiapoque, no Norte do Brasil, fica na margem Leste da foz do Rio Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

O militar brasileiro está aqui armado com espingarda automática IMBEL IA2 em calibre 5.56×45mm, fabricada desde 2012 pela Indústria de Material Bélico do Brasil, equipada com mira óptica Newcon Optik HDS 3AA, 1x26mm ("Red Dot"), de fabrico canadiano; e com lanterna táctica "Night Stick", TWM-852XL, produzida pela norte-americana Bayco Produtcs.

Conta ainda, no seu colete, com equipamento de comunicações tácticas rádio L3Harris FALCON III série RF-7800, de fabrico norte-americano.


Na extremidade da espingarda está equipado com o emissor do sistema de treino Saab KA SI ("Kaksipuolinen taistelusimulaattori"), de fabrico Sueco, que permite simular tiro de combate com base num sistema de apontadores e receptores laser. A peça com marcação de cor vermelha que podemos observar a terminar o cano da arma corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos. 

Em segundo plano, à esquerda na foto, temos uma viatura pesada de transporte Volkswagen Worker (15.210 4x4) do Exército Brasileiro.


A terceira fase do CORE decorreu de 7 a 16 de Novembro de 2023, nas cidades de Ferreira Gomes, Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte, do Estado do Amapá, no Norte do Brasil, e inseriu-se no exercício "Southern Vanguard" - com a participação de 300 militares dos EUA, compreendendo operacionais da 101.ª Divisão Aerotransportada, do 7.º Grupo de Forças Especiais (7th SFG), da 1.ª Brigada de Forças de Segurança de Apoio (1st SFAB) e da Guarda Nacional de New York.

Foto por Joseph Liggio | Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA