DEMONSTRAÇÃO DE ENGENHARIA MILITAR CHECA EM INACTIVAÇÃO DE EXPLOSIVOS


República Checa
Setembro de 2021

Especialistas de inactivação de explosivos (EOD, "Exploside Ordnance Disposal") do 15.º Regimento de Engenharia de Bechyně ("15. ženijní pluk Bechyně") do Exército Checo a operarem um "robot" TALON a partir de viatura táctica ligeira 4x4 IVECO LMV ("Light Multirole Vehicle"), M65E 19 WM, matrícula 422 34 09, com torre de de operação remota (fabricada pela checa VTU s.p.), numa demonstração na República Checa, em Setembro de 2021.

O TALON é uma pequena viatura robotizada, desenhada e construída pela Foster-Miller (QinetiQ North America), ao serviço dos EUA desde 2000, actualmente na sua 5.ª geração, com cerca de 86 cm de comprimento e podendo receber até 45 kg de equipamento (e rebocar até 340 kg). Tem um comprimento de 86 cm e uma largura de 57 cm, com uma massa total de 80 kg.

É usada no contexto de identificação e inactivação de engenhos explosivos e minas, bem como em reconhecimento, busca e salvamento. Está equipada com braço manipulador (que pode levantar até 9kg), com pinça com rotação integral, possui microfone e altifalante. Pode ser equipado com soluções de navegação por satélite, sensores para ameaças químicas, térmicas ou radioactivas, equipamento de raio-x e diferentes soluções de inactivação de engenhos. Pode contar com diferentes opções de camara (infra-vermelho, térmica, visão nocturna) e oferece até 3 horas de operação contínua com uma distância de operação até aos 1 200 metros do posto de controlo.

Foto via Forças Armadas da República Checa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA