DISPARO DE HIMARS EM EXERCÍCIO NA LETÓNIA
Camp Ādaži, Letónia
2 de Dezembro de 2023Demonstração de tiro de plataforma lançadora de foguetes múltiplos M142 HIMARS do Exército dos Estados Unidos, em Camp Ādaži, Letónia, no decurso do exercício internacional "Winter Shield", a 2 de Dezembro de 2023. A plataforma, afecta ao 3.º Batalhão do 27.º Regimento de Artilharia de Campanha (3-27 FAR), chegou à Letónia projectada por uma aeronave de transporte Airbus A-400 (CT-07) da Força Aérea Belga e, acompanhada de viatura M1152 HMMWV com AFTDS ("Advanced Field Artillery Tactical Data System"), deslocaram-se pelos seus próprios meios até ao campo de tiro (simulando, como já antes executado, um procedimento táctico de alta mobilidade).
O M142 HIMARS ("High Mobility Artillery Rocket System", "Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade"), fabricado pela Lockheed Martin (EUA), ao serviço desde 2012, assente sobre um chassis 6x6, tem uma massa total de 16 250 kg, um comprimento de 7 metros, uma largura de 2,3 metros e uma altura de 3,2 metros, sendo tripulado por 3 elementos. Tem uma velocidade máxima de 85 km/h e um alcance operacional de 480 km. Equipado com 6 lança foguetes de 227 mm, M30/M31, consegue projectar os mesmos com um alcance máximo de 84 km. Cada foguete está equipado com uma ogiva de alto explosivo de 90 Kg. Tratam-se de munições de arquitectura GMLRS ("Guided Multiple Launch Rocket System", "Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes Guiados"), em que o seu sistema de navegação por inércia tem o apoio de navegação por satélite (GPS) por forma a garantir uma precisão num intervalo abaixo de 10 metros.
Este campo militar, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
Foto por Sargento Gatis Indrēvics | Ministério da Defesa da Letónia
Comentários