DISPARO DE FOGUETE TERMOBÁRICO EM TREINO DE FORÇA AEROTRANSPORTADA RUSSA


7 de Novembro de 2023
Federação Russa

Disparo de um foguete termobárico RPO PDM-A "Priz" (РПО ПДМ-А «Приз»), versão modernizada (maior alcance e carga) do RPO-A "Shmel" (РПО-А «Шмель»), durante um treino de militares afectos às Forças Aerotransportadas (VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska"; "Воздушно-десантные войска") das Forças Armadas da Federação Russa, em preparação para o Teatro de Operações da Ucrânia, a 7 de Novembro de 2023.

O conjunto do tubo lançador e respectiva munição tem uma massa total de 8,8 kgs, um comprimento de 94 cm e um calibre de 90mm, com um alcance operacional efectivo de 600 metros e máximo de 1 700 metros. A munição, com uma ogiva de 3,2 kg, acabou de ser projectada a partir do tudo lançador, a cerca de 180 m/s.

Quando a respectiva ogiva detona espalha uma nuvem de aerossol, que se mistura com a atmosfera, com um diâmetro até 8 metros; em 0,2 segundos dá-se a explosão desta nuvem com um volume até 120 metros cúbicos, combinando o efeito térmico (o aerossol em combustão atinge até 2 500 °C), onda de choque e efeito de fragmentação resultando da explosão da própria ogiva (projectando estilhaços até 25 metros). Designadas na gíria por "lança chamas" são especialmente usadas contra as guarnições de trincheiras, edifícios e fortificações, mas também contra viaturas blindadas ligeiras.

O acrónimo PDM (do russo "Povyshennoy Dal'nosti i Moshchnosti", "повышенной дальности и мощности") significa literalmente "maior alcance e carga". Está ao serviço das Forças Russas desde 2003.

Foto por Alexey Maishev | Agência Sputnik 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"