BLINDADO "CASCAVEL" DO EXÉRCITO BRASILEIRO


São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil
24 de Janeiro de 2019

Viatura blindada 6x6 EE-9 "Cascavel", matrícula EB 25832, do 14° Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec) do Exército Brasileiro (EB), em exercícios de Força de Prontidão (FORPRON) a 24 de Janeiro de 2019, em São Miguel do Oeste, no Estado de Santa Catarina (SC), no Sul do Brasil. Tem como armamento principal um canhão CMI Defense Cockerill Mk2 de 90 mm (com 44 munições), com uma metralhadora co-axial de 7,62 mm e outra do mesmo calibre (ou em 12,7mm) sobre a torre. Está equipado com 6 lançadores de granadas de fumo (3 em cada lateral da torre).

Na torre podem ser observados sensores com superfícies reflectoras a vermelho, correspondentes ao sistema de treino Saab KA SI ("Kaksipuolinen taistelusimulaattori"), de fabrico Sueco, que permite simular tiro de combate com base num sistema de apontadores e receptores laser.

Desenvolvido pela empresa brasileira Engesa, e originalmente ao serviço desde 1974 (com diversas versões e actualizações posteriores), foram produzidas 1 715 unidades até 1994 (com operadores no Médio Oriente, Ásia, África e América Latina). Tem um massa de 12 toneladas, um comprimento de 6,29 metros, uma largura de 2,50 metros e uma altura de 2,60 metros. Com um guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro), o EE-9 "Cascavel" tem uma velocidade máxima de 100 km/h e um alcance operacional de 750 km. O Exército Brasileiro (EB) possuirá actualmente cerca de 4 centenas de unidades.

Foto por Sargento Lorençato via Exército Brasileiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA