HELICÓPTERO DA GUARDA-COSTEIRA DA ISLÂNDIA JUNTO A ERUPÇÃO VULCÂNICA


18 de Dezembro de 2023
Sundhnúka, Islândia

Equipas da Protecção Civil, do Serviço de Metereologia e da Universidade da Islândia transportadas, na noite de 18 para 19 de Dezembro de 2023, por um dos helicópteros Airbus H225 (matrícula TF-EIR) da Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands"), para observação e acompanhamento da erupção vulcânica em curso na cratera de Sundhnúka, Grindavik, no Sudoeste da Islândia, a cerca de 15 quilómetros do Aeroporto de Internacional Keflavik, e a cerca de 40 km da capital Reykjavík.
O Airbus H225 é propulsionado por dois motores Safran Makila 2A1, de 2 100 hp cada, que lhe permitem uma velocidade máxima de 324 km/h (cruzeiro de 263 km/h), com um alcance máximo de 1 135 km. Tem 16,79 metros de comprimento e um peso máximo à descolagem de 11 toneladas. Tripulado por 5 elementos pode transportar 19 passageiros. Está equipado com equipamento especial de protecção para degelo, duas balsas de sobrevivência para apoio em salvamento marítimo, camara térmica, holofote, guincho de carga, e sistema de flutuação auto-insuflável em caso de aterragem de emergência no mar.
A Guarda Costeira da Islândia possui actualmente 3 unidades Airbus H225 ao serviço, afectas às missões de busca e salvamento ("Search and Rescue", SAR), evacuação sanitária, patrulhamento e observação. Têm os registos de matrícula TF-GNA (Abril de 2021), TF-GRO (Julho de 2019) e TF-EIR (Março de 2019).




Vídeo via Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands")



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124