RUMO À REGIÃO DE FRONTEIRA COM GUIANA E VENEZUELA - VIATURAS BLINDADAS BRASILEIRAS PELO RIO AMAZONAS
Manaus, Amazónia, Brasil
29 de Dezembro de 2023
Viaturas Tácticas Ligeiras Blindadas 4x4 Iveco "Guaicuru" da 15.ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, transportadas pela balsa "Major-Brigadeiro Rolla", da Força Aérea Brasileira, chegam ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazónia (CECMA) em Manaus, no Estado da Amazónia, no Brasil.
Percorreram 1 600 km de percurso fluvial através do Rio Amazonas, após partirem de Belém, no Estado do Pará, tendo como destino final, a cerca de 750 km mais a Norte, via estrada BR-174 (9 horas de viagem), a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Boa Vista dista cerca de 75 km da fronteira, a Leste, com a Guiana, e menos de 200 km da fronteira, a Norte, com a Venezuela.
A projecção deste meios, inseridos num conjunto de 33 viaturas (16 das quais "Guaicurus") e várias toneladas de equipamento, apoiados também pela balsa "Forte do Presépio", do Exército Brasileiro, insere-se na Operação "Roraima" - aqui com a missão de reforço operacional e logístico da Força de Prontidão do Comando Militar da Amazónia (CMA) junto da sua 1.ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) em Boa Vista, no Estado de Roraima, na região fronteiriça com a Guiana e com a Venezuela.
As viaturas blindadas 4x4 "Guaicuru" estão aqui, em diferentes combinações, equipadas com plataformas de armas de operação remota REMAX e torres manuais Platt MR550 Bi-Metal (podendo receber metralhadora média em calibre 7,62mm, pesada em calibre 12,7mm, ou lança-granadas de 40mm). As "Guaicurus", designadas de forma honorífica com o nome dos guerreiros indígenas da região Centro-Oeste do Brasil, são viaturas blindadas 4x4 Iveco LMV ("Light Multirole Vehicle"), BR, de 6,5 toneladas (8 toneladas equipadas em combate), com um comprimento de 4,86 metros, um largura de 2,20 metros, e que podem transportar 5 elementos. Com propulsão a diesel, com motor FPT F1 de 3 litros e 220 hp, com caixa automática, conseguem uma velocidade máxima de 90 km/h. Conta com protecção de blindagem STANAG 4569 de nível 2(A).
O Exército Brasileiro conta actualmente com 32 viaturas blindadas Iveco "Guaicurus" ao seu serviço - tendo a primeira delas sido entregue em Abril de 2021.
Foto via Comando Militar da Amazónia (CMA)
Mapa, via Google Maps, com aproximação do percurso fluvial, de 1 600 km, via Rio Amazonas, de Belém para Manaus, com as fronteiras, a Norte, com a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana-Francesa. A tracejado o percurso rodoviário Manaus-Boa Vista, via BR-174, ao longo de cerca de 750 km.
Comentários