"TORNADO" ALEMÃO SOBRE O REINO UNIDO


Lake District, Cumbria, Reino Unido
16 de Setembro de 2022

Aeronave Panavia "Tornado" ECR (46+49; 4349) da "Taktisches Luftwaffengeschwader 51" (TLG 51) da Força Aérea Alemã, no decurso de uma demonstração em Lake District, Cumbria, no Reino Unido, a 16 de Setembro de 2022. Estão sediados na Base Aérea de Schleswig, no Norte da Alemanha, a cerca de 40 km da fronteira, a Norte, com a Dinamarca e a 700 km de Kaliningrad, Federação Russa, no Báltico.

Além dos dois depósitos de combustível sob as asas, nas posições mais próximas da fuselagem, este "Tornado" ECR ("Electronic Combat/Reconnaissance") da "Luftwaffe" está equipado, na foto, à esquerda, com um "pod" Saab BOZ-101 EC ("Enhanced Capability") de contra medidas anti-míssil (detecção electrónica, projecção de engodos, "chaff" e "flare") e, à direita, com um "pod" de "jamming" de radar, TSPJ ("Tornado Self Protection Jammer"), Cerberus IV.

Esta unidade da "Luftwaffe", com atribuições de reconhecimento táctico, supressão de defesa anti-aérea ("Suppression of Enemy Air Defenses", SEAD) e ataque a objectivos navais, tem a designação honorífica de Immelmann, do piloto alemão, "Ás" da 1.ª Guerra Mundial, Max Immelmann. Adquiriu experiência em contexto de combate em 2007, sob âmbito NATO, em Mazar-i-Sharif, no Teatro de Operações do Norte do Afeganistão. Estão sediados na Base Aérea de Schleswig, no Norte da Alemanha, a cerca de 40 km da fronteira, a Norte, com a Dinamarca e a 700 km de Kaliningrad, Federação Russa, no Báltico.

O "Tornado" ECR, originalmente ao serviço desde 1990, tem 2 tripulantes, um comprimento de 16,72 metros, uma envergadura de asa (de geometria variável) dos 8,6 aos 13,91 metros, com um peso máximo à descolagem de 28 toneladas. Propulsionado por duas turbinas urbo-Union RB.199 Mk.103 consegue uma velocidade máxima de 2 236 km/h, com uma altitude máxima de 15 200 metros, com alcance operacional de 1 390 km e em trânsito até 4 300 km. 

Foto por Mark Williamson

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA