"TORNADO" ALEMÃO SOBRE O REINO UNIDO


Lake District, Cumbria, Reino Unido
16 de Setembro de 2022

Aeronave Panavia "Tornado" ECR (46+49; 4349) da "Taktisches Luftwaffengeschwader 51" (TLG 51) da Força Aérea Alemã, no decurso de uma demonstração em Lake District, Cumbria, no Reino Unido, a 16 de Setembro de 2022. Estão sediados na Base Aérea de Schleswig, no Norte da Alemanha, a cerca de 40 km da fronteira, a Norte, com a Dinamarca e a 700 km de Kaliningrad, Federação Russa, no Báltico.

Além dos dois depósitos de combustível sob as asas, nas posições mais próximas da fuselagem, este "Tornado" ECR ("Electronic Combat/Reconnaissance") da "Luftwaffe" está equipado, na foto, à esquerda, com um "pod" Saab BOZ-101 EC ("Enhanced Capability") de contra medidas anti-míssil (detecção electrónica, projecção de engodos, "chaff" e "flare") e, à direita, com um "pod" de "jamming" de radar, TSPJ ("Tornado Self Protection Jammer"), Cerberus IV.

Esta unidade da "Luftwaffe", com atribuições de reconhecimento táctico, supressão de defesa anti-aérea ("Suppression of Enemy Air Defenses", SEAD) e ataque a objectivos navais, tem a designação honorífica de Immelmann, do piloto alemão, "Ás" da 1.ª Guerra Mundial, Max Immelmann. Adquiriu experiência em contexto de combate em 2007, sob âmbito NATO, em Mazar-i-Sharif, no Teatro de Operações do Norte do Afeganistão. Estão sediados na Base Aérea de Schleswig, no Norte da Alemanha, a cerca de 40 km da fronteira, a Norte, com a Dinamarca e a 700 km de Kaliningrad, Federação Russa, no Báltico.

O "Tornado" ECR, originalmente ao serviço desde 1990, tem 2 tripulantes, um comprimento de 16,72 metros, uma envergadura de asa (de geometria variável) dos 8,6 aos 13,91 metros, com um peso máximo à descolagem de 28 toneladas. Propulsionado por duas turbinas urbo-Union RB.199 Mk.103 consegue uma velocidade máxima de 2 236 km/h, com uma altitude máxima de 15 200 metros, com raio de acção de combate de 1 390 km e um alcance em trânsito de 4 300 km. Está armado com dois canhões IWKA-Mauser de 27 mm, podendo receber, além de diferentes "pods" de gestão de alvos, guerra electrónica e de contra-medidas, diferentes combinações de bombas e mísseis. A Força Aérea Alemã conta actualmente com 20 unidades do "Tornado" ECR.

Foto por Mark Williamson

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124