SOLDADO AFEGÃO OBSERVA ESTRADA


Desfiladeiro de Salang, Afeganistão
17 de Agosto de 1989

Um militar afegão sentado sobre a torre de um carro de combate T-62, do 40.º Exército Soviético, observa, a 7 de Agosto de 1989, uma coluna de viaturas pesadas de abastecimento a atravessarem o desfiladeiro de Salang ("كتل سالنگ"), ao lado do rio do mesmo nome. Este é um eixo rodoviário estratégico na região montanhosa de Hindu Kush, no nordeste do Afeganistão, que assegura ligação a Kabul e a Charikar, a Sul, e a Mazar-i-Sharif e Kunduz, a Norte.

O registo fotográfico tem lugar 6 meses após a saída do Afeganistão das Forças Armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Esta retirada sucederia após mais de 9 anos de guerra, onde sofreram mais de 14.000 mortos e mais de 53.000 feridos, perderam mais de 4 centenas de aeronaves, mais de 1 milhar de viaturas blindadas, mais de 1 centena de carros de combate e com as vítimas mortais entre a população civil afegã a se situarem, nas estimativas mais conservadoras, acima do meio milhão (ou em dois milhões, em outras), e com perto de 3 milhões de feridos, e mais de 5 milhões de refugiados.

Foto por Georges Gobet | Agence France Press, AFP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas