L-ATV A DESEMBARCAR NA ESTÓNIA


Ilha de Saaremaa, Estónia
20 de Maio de 2022

Duas viaturas Oshkosh L-ATV, na variante M1279 JLTV "Utility", de duas portas, afectas ao Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos ("United States Marine Corps", USMC) em manobra de saída de um meio naval de desembarque sobre almofada de ar ("Landing Craft, Air Cushion", LCAC), vulgo "hovercraft", no decurso do exercício "Siil" ("Ouriço"), a 20 de Maio de 2022, na Ilha de Saaremaa na Estónia, a cerca de 160 Km a Sudoeste da capital Tallinn.

Os meios em presença estão afectos ao "Kearsarge Amphibious Ready Group (ARG)" compreendendo o "22nd Marine Expeditionary Unit (MEU)", parte da Task Force 61/2 e dos meios da 6.a Esquadra da Marinha dos Estados da América.

A Oshkosh L-ATV "(Light Combat Tactical All-Terrain Vehicle)" é uma viatura táctica ligeira, 4x4, desenvolvida pela Oshkosh Defence (Wisconsin, EUA) para as Forças Armadas dos Estados Unidos, no âmbito do programa "Joint Light Tactical Vehicle" (JLTV), destinada a substituir as HMMWV/Humvee (de que, aliás, na foto, podemos, em segundo plano à esquerda, ver uma unidade).

Com as suas primeiras unidades a terem entrado ao serviço em 2016, e com produção em pleno a partir de 2019, a Oshkosh L-ATV terá actualmente em serviço cerca de 19 000 unidades. Trata-se de uma viatura de 10 toneladas, com 6,2 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,6 metros de altura. Propulsionada por um motor diesel Gale Banks Engineering 866T, de 6.6 litros, tem uma velocidade máxima de 110 km/h e um alcance operacional de 480 km.

Foto por Izzel Sanchez | USMC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas