"DUSKHA" UCRANIANA EM ACÇÃO


Niu-York, Donetsk, Ucrânia
9 de Junho de 2022

Um militar das Forças Armadas da Ucrânia a disparar uma versão modernizada da metralhadora pesada DShK(-M), em calibre 12.7x108mm, em posições entrincheiradas, junto a Niu-York ("Нью-Йорк"), parte da cidade de Toretsk, a cerca de 30 km a Norte do centro Donetsk, Ucrânia a 9 de Junho de 2022.

As Forças Armadas Ucranianas contam com esta versão da DShK(-M), modernizada nacionalmente entre 2014 e 2017 pela UkrOboronProm, compreendendo, entre outros, a colocação de um "muzzle brake"; de um bipé; de um rail "Picatinny" para suporte opcional de miras ópticas; de uma coronha para apoio em ombro; e de um punho com gatilho - um conjunto integrado de elementos visando atenuar o recuo da mesma e permitir uma maior flexbilidade e dinamismo de uso e transporte.

A plataforma base é a metralhadora pesada soviética DShK, acrónimo de "Degtyaryova-Shpagina Krupnokaliberny" ("ДШК", "Дегтярёва-Шпагина Крупнокалиберный"), literalmente "Grosso Calibre de Degtyaryova-Shpagina, uma arma desenhada por Vasily Degtyaryov e Georgi Shpagin (URSS), em 1938, no calibre 12.7×108mm, capaz de uma cadência de 600 disparos por minuto, com uma velocidade de 850 m/s à saída do cano, com um alcance efectivo até aos 2 000 metros. Nas sucessivas variantes construídas desde o seu desenho original, terão sido produzidas, entre 1946 e 1980, mais de 1 milhão de unidades, com especial incidência no seu uso como arma anti-aérea ou como elemento de fogo de supressão contra infantaria ou mesmo contra viaturas blindadas ligeiras. É informalmente designada por "Dushka", expressão que próxima da leitura do seu acrónimo, designa uma pessoa que nos é querida.

A DShK e a M2 Browning, arma de calibre 12.7×99mm (.50 BMG), desenhada por John M. Browning (EUA) em 1919, e ao serviço desde 1933, são as únicas metralhadoras pesadas desenhadas antes da 2.ª Guerra Mundial que continuam, efectivamente, a manterem-se como plataformas operacionais ainda em uso nas mais variadas Forças Armadas e Teatros de Operações.

Foto por Gleb Garanich | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas