Submarinos NRP Tridente e USS New Mexico em exercícios na costa Portuguesa
Portugal
Setembro de 2025
Submarino diesel-eléctrico NRP Tridente (à esquerda na primeira foto) da classe homónima da Marinha Portuguesa e submarino nuclear USS New Mexico (SSN 779) da classe Virginia da Marinha dos Estados Unidos, acompanhados pela fragata NRP Francisco de Almeida (F334) da Marinha Portuguesa, ao largo da costa continental de Portugal, em Setembro de 2025, no decurso dos exercícios "Dynamic Messenger" e REPMUS. Além de diferentes dinâmicas de treino de luta anti-submarina (ASW), teve lugar o lançamento sub-superfície de uma aeronave não tripulada por parte do USS New Mexico.
A 15.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa, sob direcção do Contra-almirante José Rodrigues Pinto, iniciou-se a 8 de Setembro e decorrerá até 25 de Setembro de 2025, em Tróia e Sesimbra, realizando-se em simultâneo com o exercício NATO "Dynamic Messenger", reforçando, em ambiente colaborativo, diferentes contextos de experimentação e interoperabilidade.
A classe "Virginia", também designada por SSN-774, está ao serviço da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") desde 2004, contando actualmente com 23 unidades comissionadas. São submarinos nucleares de ataque, com 115 metros de comprimento, deslocando 7 900 toneladas, armados com 12 tubos de lançamento vertical (VLS), equipados com mísseis de cruzeiro BGM-109 Tomahawk; e com 4 tubos lança-torpedos de 21 polegadas, que podem ser armados com torpedos Mk.48 ou mísseis anti-navio UGM-84 "Harpoon" (transportando uma combinação de até 25 unidades destas 2 opções). Tem uma guarnição de 135 elementos e pode alcançar uma velocidade máxima de 25 nós. O USS New Mexico (SSN 779) entrou ao serviço a 27 de Março de 2010.
O NRP Tridente (S160), o primeiro de dois submarinos da classe homónima, foi construído entre 2007 e 2010 pela Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), em Kiel, na Alemanha, sob tipologia U-209PN, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa a 17 de Junho de 2010. Desloca 2 020 toneladas submerso, com um comprimento de 67,7 metros e um boca de 6,35 metros, capaz de uma velocidade, submerso, de 20 nós (37 km/h), com um alcance operacional de 12 000 milhas náuticas (22 000 km). Com uma guarnição base de 33 elementos (7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças), está armado com 8 tubos lança torpedos de 533mm (4 deles aptos ao lançamento de mísseis UGM-84L "Harpoon"). Transporta até 16 torpedos WASS Blackshark (ou um número menor em função do número de "Harpoon" embarcados). Pode transportar e projectar minas multi-influência MN 102 MURENA. Pode ainda transportar 10 militares adicionais de unidades de operações especiais, designadamente operacionais do DAE ("Destacamento de Acções Especiais") da Marinha Portuguesa.
Esta classe conta com uma plataforma de propulsão diesel-eléctrica independente de ar (AIP, "Air-Independent Propulsion"), que reduz substancialmente a necessidade de oxigénio atmosférico para a operação regular do seu motor diesel-eléctrico (podendo operar até 3 semanas submerso sem recurso a "snorkelling").
Fotos via Comando Aliado Marítimo da NATO (MARCOM)
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