Paraquedistas portuguesas operam "drones" de reconhecimento na RCA


República Centro Africana (RCA) 
Setembro de 2025

Operação de aeronaves não tripuladas de reconhecimento no contexto da Operação "Shadow Fell" pelos militares da 17.ª QRF/MINUSCA das Forças Armadas Portuguesas, a Força Nacional Destacada, comandada pelo (OF-4) Tenente-Coronel Rui Borges, como Força de Reacção Rápida da missão das Nações Unidas na República Centro Africana (RCA), em Setembro de 2025 na RCA.
Podemos observar a operação de um equipamento DJI Mavic 2 (multirrotor de quatro hélices) e de um AeroVironment RQ-11B "Raven" (monomotor de asa alta). No ecrã do comando do DJI, junto a um laptop Panasonic "ToughBook" (desenhado para ambientes austeros), podemos observar a indicação de altitude (92 metros) e de distância (252 metros) bem como de carga remanescente de bateria (43%).
A 17.ª QRF/MINUSCA, foi gerada a partir do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, do Regimento de Infantaria nº 10, sediado na Área Militar de São Jacinto (Aveiro), contando com 215 militares, incluindo três da Força Aérea Portuguesa. Aterrou a 18 de Junho de 2025 em Bangui (RCA) onde rendeu, após seis meses em missão, a 16.ª QRF/MINUSCA, maioritariamente composta por militares do Batalhão de Comandos.
A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) é uma operação de manutenção da paz da ONU estabelecida em 10 de Abril de 2014 e operacional desde 15 de Setembro de 2014. A actual Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe da Missão é a ruandesa Valentine Rugwabiza em funções desde 23 de Fevereiro de 2022. O actual comandante das forças militares da MINUSCA, com um efectivo de 14 mil elementos, é o Tenente‑General zambiano Humphrey Nyone, nomeado pelo Secretário‑Geral das Nações Unidas a 15 de Maio de 2023.
A República Portuguesa participa na MINUSCA desde a sua criação, tendo alocado a sua primeira força nacional destacada em 2017 e mantendo esta acção nestes 8 anos, com rotações semestrais (actualmente na sua 17.ª rotação), sempre afecta como Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force", QRF).









Fotos via EMGFA (Estado Maior General das Forças Armadas) de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA